sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Desmame - Parte I

Oiii gentes!
Então que esse post é pra tratar de um assunto polêmico e difícil, mas infelizmente foi o necessário CONOSCO.

Já comentei várias vezes da dificuldade que o Anthony tem de dormir a noite - na verdade, em dormir ele não tem dificuldade, o dificil mesmo é se manter dormindo. A rotina aqui é acordar, pelo menos, 6 vezes durante a noite. Considerando noite entre meia noite e oito da manhã. Toda vez que ele acorda quer mamar. Já tentei oferecer mamadeira e por mais que ele mame chora até finalmente sentir o bico do peito. Não adianta chupeta, não adianta nada. Então, devido à podrice materna o guri foi instalado temporariamente na nossa cama, aí funcionava aquele esquema: chorou dá-lhe peito. A mãe não dormia direito (ou não dormia nada), o menino não podia chegar perto da mãe que acordava e queria mamar. Quatro, cinco, seis vezes na mesma noite.

Seguimos neste esquema terrível até que o menino não podia mais me ver. Se estava no meu colo era chorando, puxando minha blusa e enfiando a mão por dentro. Ansiedade da separação? pode até ser, mas a paciencia aqui andou escassa e eu não tinha mais prazer nem vontade de amamentar. ´´Mas ele tá carente, peito não é comida, é aconchego``. Eu sei de tudo isso, mas não podemos amar e aconchegar de outra forma que não seja fcar tirando o peito pra fora a cada dois minutos? pro guri botar a boca e dar duas chupadinhas depois ficar olhando para o mundo mas...se eu guardava o peito, voltava o chororô. TIpo ´´mãe, eu não quero mais mamar, minha barriga tá explodindo pq eu mamo o dia inteiro mas quero que o peito fique de fora só pra eu saber que ele tá aqui tá?``. Na boa, eu sempre defendí e defendo a criação com apego. Faço cama compartilhada e (tirando as horas de tetas de fora) eu adoro! Parei de trabalhar pra ficar com ele em casa e cuidar pessoalmente do meu bebê, mas isso já estava chegando ao meu limite. Não conseguia mais! Não consigo!!! Tentei interter com outras coisas, brinquedos, enfim..mas se sou eu quem está com ele nada tem graça. Ele não quer brincar, não gargalha, não faz nada! Quer só ficar agarrado no meu peito!! Saí num sabado a tarde e deixei ele com o pai, que ofereceu frutas, biscoito, enfim, menos leite. Diz que o menino brincava, ria, dormiu duas horas seguidas (recorde!!!) e ficou super de boa!!! Mas comigo não, só quer peito. Na real? cansei.

Então que nessa de ficar acordando de madruga e dando de mamar deitada o meu bico esquerdo rachou. Muita dor mas blz, o negocio não melhorava nunca mas tá, fomos sobrevivendo. Até que um belo dia um lado do meu seio estava completamente empedrado. Cheíssimo!! e o resto vazio vazio. Parecia que tinha entupido um dos dutos sabe? comecei a ter febre e a ficar realmente mal. Pedí pro Bruno me levar no P.S. e a médica disse que estava com infecção. Talvez da boca do Anthony, não sei ao certo. O Certo é que estava com pús (não por fora, a ferida de fora estava fechada já, por fora tava tudo certo), duro e dolorido. Fui pro antibiótico e antiinflamatório. E orientada a não amamentar naquele seio. Foi a minha oportunidade para parar de amamentar!

Então comecei a diminuir as mamadas (no outro seio) e sei lá, meio que ao mesmo tempo ele foi secando. Hoje tenho dado peito apenas de manhã, pelas seis da madrugada (quando tá mais frio pra levantar e fazer mamadeira, hahaha) e durante o dia nem tem enchido. De madrugada quando ele acorda ofereço chá. Sem açucar, sem esquentar. Ele dá uma bicadinha e já solta. A idéia é que ele vá diminuindo o numero de acordadas. Antes de dormir (lá pelas onze) dou uma mamadeira mais caprichada e fim. E até que não tá sendo tão difícil? eu to muuito mais descansada, meu peito parou de doer e tá quase secando, Anthony parou de procurar pelo peito! Nossa!!! To muito muito feliz, achava que seria todo um drama, mas não.

Tenho percebido ele um pouco mais carente, mais choramingoso, mas é ótimo consolar ele de outras formas, e tambem o pai está sendo muito mais presente =) No nosso caso, o desmame está sendo Sucesso!
Pretendo continuar dando, pelo menos de manhã, enquanto tiver leite e ele quiser, mas estou satisfeita com a nossa marca de Amamentação em Livre Demanda por praticamente 11 meses! Com certeza o fato do Anthony quase não ficar doente (depois q saiu da creche) se dá a amamentação. Fomos muito felizes nesse tempo e eu quero muito poder amamentar com os próximos filhos tb =)

Bom, é isso meninas, em breve venho com mais novidades!

Beeeijos!


8 comentários:

  1. Nossa Jacky, foi complicado pra vc o desmame,num foi? Mas graças a Deus ele tá largando bem.É um alivio para nós. Meu caso foi ao contrário que o seu. Samuel só deu trabalho uma semana praticamente,ele não aceitou o leite da mamadeira,dou o Nestogeno a ele.Mas depois disso ele pegou e eu fui diminuindo as mamadas. Mamou até os 9 meses, come de tudo,janta direitinho,faz lanche durante o dia e a tarde, toma 3 mamadeiras durante o dia, e com a barriguinha cheia dorme a noite todinha. As vezes até chora pra dormir um pouquinho a mais rssr...Bom cada criança é diferente. Desejo sucesso nessa nova jornada que sei que não é fácil,porém faz parte de nossas vidas.
    Fica com Deus, um cheirinho nesse seu fofinho.
    Com carinho,
    Kerline Silva
    http://papaimamaesuasementinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Jacky, acho que vc fez super certo! Amamentação tem que ser bom para as duas partes, penso eu! Eu não amamentei mas nem por isso o Lucas me ama menos, e mesmo na hora da mamadeira rola o acomchego no colinho, o olho no olho, carinho.. é mto bom!

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  3. Mas e de madrugada? Ela parou de mamar só nada de madrugada? To perguntando pois tona mesma situação e minha filha tem 14 meses... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Thaís, na madrugada quando ele acorda querendo peito dou chá, sem açucar e sem esquentar, ele prova, vê que é ruim, pega a chupeta e dorme de novo. Essa noite ele não quis o chá, queria só o peito mesmo! Mas não dei, aconcheguei ele no meu colo e ele ficou chorandinho até dormir (uns 2 minutos) enquanto eu balançava. Mas foi uma vez só.. =)

      Excluir
  4. Jacky aqui Lorena tb desmamou no caso por vontade dela pois ainda tenho leite mesmo depois de quase 20 dias sem amamentar. Mas com a IA e a creche ela não quis mais eu dava o peito ela só lambia ou virava a cara. Coincidência ou não passou a dormir a noite toda já que aqui ela tb acordava pra por a boca no peito mas aqui era só a noite. Estamos com a cama compartilhada ainda mas pq gostamos tb e fico mais tranquila. Só fico chateada pq aqui foram só 6 meses =(

    Mas se vcs estão melhor com essa decisão é o que importa.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que bom que está tudo caminhando tranquilamente. Se vc sente que está na hora, vá em frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Jacky vc como mãe sabe o que é melhor.Bjoss Anthony lindão e estiloso.

    ResponderExcluir
  7. Jacky, você cumpriu sua missão até os 11 meses do Anthony direitinho, sabemos o quanto vc se esforçou pra isso pode ficar tranquila com sua consciência!!
    beijos, vcs estao lindos...

    ResponderExcluir

Comeeenta!