quinta-feira, 8 de maio de 2014

Oito meses e a superestimulação

Oiiii Braseeel =)

Faz um tempo já que eu tava querendo tocar nesse assunto, sobre estimulação dos bebês, e achei esse mesversário o momento ideal para tocar nesse assunto!

Anthony aos 8 meses:

  • Pesa 8,700 kg e mede 71 cm
  • Senta super bem, fica bastante tempo sentado, não cai mais para nenhum lado
  • Consegue engatinhar igual gatinho mas prefere mil vezes minhocar com a barriga no chão
  • Solta vários bababas, bobobós, mas nada que seja tipo ´´ele tá falando, fala essa silaba toda vez que ve tal objeto, ou quer mamar, ou ve a mamãe``. Fala quando quer, independente da situação.
  • Continua sem gostar muito de televisão, mas esses dias o pai estava assistindo os simpsons e o guri curtiu (pensa no orgulho do paizão? ´´que galinha pintadinha o que, meu filho curte os simpsons`` kkk)
  • Continua beliscando mas agora mais forte e mais dolorido
  • Entende bem a palavra NÃO, que é usada geralmente quando me belisca ou quando quer arrancar os fios do telefone
  • Passou o mês todo dormindo com a gente por causa da maledeta gripe que agora (depois de 45 dias!) começa a melhorar \o/
  • Entende as brincadeiras que a gente faz, parece entender bastante coisa que a gente fala
  • Sua brincadeira favorita é a do Achou, ou ficar jogando coisas pra mãe escrava pegar
  • Ama se olhar no espelho, mas acho que ainda pensa que é um outro bebê, e não ele mesmo, que está alí
  • Acha graça ao ver o pai e a mãe dando selinho (heeey, do tipo quando o pai chega do trabalho e dá oi pra mãe com o bebê no colo, naaaada alem disso viu?!)
  • deve ter uns 8 fios de cabelo, hahahaha

E agora, pra contrariar o que todas as mães falam:

  • Ele não fala
  • Ele não tem dente
  • Ele não anda (acreditam que tem um bebê lá na igreja que já anda com 9 meses??!)
  • Não fica de pé
  • Não manda beijinho
  • Não bate palma
  • Não fala nada com sentido
  • Não toma no canudinho
  • Não sabe ler 
  • Não sabe escrever
  • Não toca piano
  • hahahaha

Por que escreví isso? Porque ultimamente o que mais tenho visto por aí são mães desesperadas para seus bebês fazerem todas essas coisas ou mais, parece que seus filhos são cachorrinhos que tem que aprender a sentar, deitar, rolar, fingir de morto, e não é bem assim que as coisas funcionam. Tem mães querendo superestimular seus filhos, chegam a deixar de castigo se a criança não faz o que a mãe acha que ele JÁ deve fazer mas não faz.

Eu sou super a favor de brincar com o bebê, deitar no colo dele e deixar ele me babar, puxar meu cabelo, me morder. Gostamos de brincar de achou, de bater os brinquedos no chão pra fazer barulho, de bater palminha..Mas até que ponto a coisa é brincadeira e até que ponto a brincadeira se torna algo sério e até mesmo frustração da parte da mãe pelo filho não fazer isso ou não fazer aquilo?

Já fazia um tempo que estava querendo escrever sobre isso e após ler esse post da Luiza é como se eu tivesse me encontrado no mundo, pronto, mais alguem pensa como eu!!

Quero passar uma educação pro Anthony baseada no amor, carinho e compreensão. É claro que eu quero que o Anthony seja bem desenvolvido, independente e o melhor naquilo que ele faz. Mas se ele não for o MELHOR, for apenas NA MÉDIA, eu não vou deixar de amá-lo e RESPEITÁ-LO por isso. Usei o termo respeito porque pra mim, as vezes a gente não respeita a vontade deles, por exemplo quando a gente fica forçando o bebê a fazer algo que ele já fez pra você mas na hora de mostrar pros outros ele não faz, quando a gente fica com vergonha quando ele chora ao ir no colo daquele parente, enfim.

Acredito realmente que cada bebê tem seu tempo, e o estímulo maior que eu quero e vou dar ao Anthony é o amor e a diversão. Quando o estímulo sai do propósito de divertir e passa a ter o objetivo de ´´manipular`` aí a coisa tá bem errada. Mais do que um bebê precoce eu quero um bebê feliz!

Conversando com umas amigas no face (Oii Raquel, oii Pri!) percebí que realmente cada bebê tem seu tempo, e enquanto o Anthony não tem nenhum dente, ao mesmo tempo ele come de tudo super bem, ou seja, cada um tem o seu desenvolvimento e mais cedo ou mais tarde eles vão andar, correr, falar pelos cotovelos, cair, chorar, se machucar, e a gente nem vai se lembrar de quantos meses eles levaram pra aprender tudo isso, então, sem cobrança mommys!

E isso serve pra mim!

A propósito, não é o serzinho gordinho, baixinho, banguela e careca maais fofo que vc já viu na vida??!




Beijos babados!

20 comentários:

  1. oi amiga! tô chique, fui citada, amei!
    CARAMBOLAS! falou tudo que eu penso e repenso Jacky! cada bebê no seu tempo, no seu ritmo mesmo! me chateia muito a cobrança em cima deles.. parece que os bebês nascem em moldes, tem que ser de tal jeito se não deu meleca... e não é assim mesmo! tu sabe do João, na media dos meninos que vejo por ai sempre foi "atrasado", mas aquele atrasado para os outros, não pra mim nem para o pai dele, que é realmente a quem deve interessar isso. Muitas vezes fui nas pilhas de pessoas, me chateei, chorei, mas aprendi que o tempo é mestre e deixa tudo no seu lugar! tem mãe que faz questão de te colocar pra baixo quando tu mais precisa de apoio, de colo, que alguém diga "calma, teu filho tá bem". já teve vez que falei que o João só foi nascer dente com 11 meses, que estava preocupada (coisa de mãe), teve uma que só me disse assim "ah, mas o meu tem tantos desde tantos meses, o teu deve ter algum problema"... não precisava. mas faz parte!
    E viva esse careca lindo que eu amo!

    Beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk Nicolas quando vê esses selinhos de oi e tchau, como eu chamo, quer beijar eu e o pai dele na boca também kkkkkk morro de amor!

    ResponderExcluir
  3. Ai como o Anthony ta fofo!!
    Jacky Léo está com bronquiolite :(
    Mas já esta melhorando, está no 2° dia de antibiotico, mas que dói o coração dói... tenta entrar no nosso blog de novo Jacky!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacky!

    Realmente, cada um é cada um e se desenvolve de uma maneira própria.
    O povo coloca muita pressão em cima da gente pra tudo!! Fiz um post sobre pressões e perguntinhas de "Fifis", no meu caso, porque sou casada e ainda não tenho filhos.
    É difícil agradar a todo mundo, e cada pessoa faz o que acha melhor na sua vida, né?! Se for dar ouvidos e fazer tudo o que querem, meu Deus...

    Bjos, até mais.

    ResponderExcluir
  5. Olha, ao contrário do que muitas mães acham-acreditam-se acham o máximo-poderosas, minha Zoe com 6 meses ainda não sabe escrever uma redação de 10 linhas. hahahaha Deixa quieto, eles vão soltar essa língua e a mão :) cada um tem seu tempo hehehe

    E sim, esse serzinho tá lindão demais!
    saúde pra toda a a família!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Jacky , desculpa, mas o bebe de 8 meses, banguela, baixinho, gorducho e careca mais lindo do mundo, foi o meu :D
    Vou ser bem sincera, eu tive essas neuras. Tive e tenho. Mas nunca cobrei ele.
    Maaaas o meu problema foi que eu tenho um sobrinho, rs. Que foi amamentado em LD até os 6 meses. E com 8 dias eu dei LA pro meu filho. Depois de um tempo eu tirei. Mas dei. E me tornei a #menasmain.
    Então pro meu irmão meu filho que só engatinhou com 9 meses, que só sentou sem apoio, com mais de 6 meses e que o primeiro dente só nasceu com quase 10 meses, era "atrasado" pq eu dei LA.
    E eu que ja tenho mania de perseguição, fiquei pior.
    Mas agora to quase tranquila (mentira, ja cogitei levar ele no fono pq ta demorando pra falar).
    E sobre os beijinhos, quando o marido que beijar ele pra poder ir trabalhar e ele não quer, ele me beija pq sabe que o Morôni vai beijar nós dois, rs.
    Chantagem define.
    No mais teu filho é um lindo e vou falar, ele é bastante parecido com o meu nessa idade. Ele tbm era careca e banguelo, rs.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Jack realmente ele é um lindo,amei quando vc disse que quer um bebê feliz,cada criança tem seu ritmo como nos tbm temos ja vi tbm bebês de 9 meses andarem e de 1 ano e 4 ainda não ,e o pior que muitos ainda falam nossa não anda ,não fala ainda etc e tal aff .O importante é que ele esta desenvolvendo ,engordando ,interagindo.

    ResponderExcluir
  8. Careca lindão!
    Ei, to pra perguntar desde que vc postou essas fotos no face, o que é essa coisa escura na boca dele na foto do meio?? rsrsrs

    Tá certa Jacky, eu, finalmente, aprendi a não comparar o Lucas, ele ainda não senta, agora começou a ficar de pé, mas tudo na hora dele!!
    :)

    E o Anthony ta cada dia mais lindão!

    Esperamos vcs na festinha hein!!!

    beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Pri! Isso eh um rabicó (xuxinha, lacinho, prendedor de cabelo, enfim..) que ele achou debaixo do meu sofá!!!

      Beijos!

      Excluir
  9. falou tudo que eu acho!!!! minha baby tem 11 e já cobram dela andar, af, tudotem seu tempo ne!
    seu guri é muito gostoso!!!

    ResponderExcluir
  10. Jackezinhaaa, meuuu não sei se vc acha isso, mais eu olhando de relance aqui as fotos do Anthony e achei parecido com o gui, carequinha, branquinho, rsrsrsrs
    Ou seja, LINDO NÉ? rsrsrs
    E super concordo com vc, esperar o tempo da criança, gui fez 6 meses e geral fica me perguntando/questionando pq que os dentinhos dele ainda nao nasceu...
    OIII??
    Deixa os dentes do meu filho nascer na hora que OS DENTES DELE QUISER NASCER, né? genti chata.
    Acham que isso é anormal, q já deveria nascer.
    Outra coisa,
    Gui não engatinha ainda, e por sinal nem gosta de ficar de barriga para baixo, fica irritado, mais adora ficar em pé, e adora ficar andando com a nossa ajuda (que juro ele da os passinhos sozinho)
    Aii falam q semana q vem a criança já vai estar andando sozinha (OIII????) pow o povo é sem noção MESSSSMOOO rsrsrs
    Tudo no seu temp né?
    E toda criança ´e diferente mesmo.
    Aqui guilherme gosta de uma tv rsrsrs e de um teclado de pc rsrsrs
    Fiquem com Deus bju

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, ADOREI o post, e nem preciso dizer que super concordo contigo... Outro dia me peguei ME cobrando pq o Davi apesar de super esperto ainda não falava nenhuma sílaba!!! Senti raiva de mim, como assim??? Imediatamente me arrependi e pensei exatamente o que vc disse aí... E tb vi que talvez estivesse me deixando levar pelas "pilhas" das pessoas que viviam perguntando: "Ele já fala mamãe? Ele já fala isso, aquilo?" E comecei ver outros bebes da mesma idade que já falavam...pronto...Agora me fala PRA QUÊ??? Me senti a MAIS idiota do universo!!!! rs
    Mudando de assunto: Sim, o Anthony é o carequinha banguela mais lindo que meus olhos já viram!!! Amooooo!!!! :)

    bjssssss
    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ah mas é muito fofo esse Anthony gente!
    Adorei o post pq eu tb sou super contra essa cobrança que colocam nas crianças, tenho dó da Lorena qdo entrar na escola pq tenho certeza que por eu ser professora vão atormentar a coitada!

    E menina ele está muito forte/grande!! Parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ameei o assunto amiga!
    Realmente cada criança tem seu ritmo e temos que respeitar!
    Por aí só vejo mães competindo:
    "Meu filho já tem um dente"
    "Só? O meu ja tem 3"
    Pelo amo de Deus né....vamos respeitar o ritmo dos pequenos e curtir cada momento!

    ResponderExcluir
  14. Esse Anthony é uma graça mesmo!
    Careca, lindão e fofo!

    Sobre esse negócio de estimulação meninaaa esse assunto é babado!
    Tenho um grupo no ZAPZAP com amigas de infância, e tenho uma amiga com diferença de apenas 13 dias do Luiz Gustavo. O bebê dela é mais velho. O bebe dela é extremamente precoce, maior... ele com apenas 6 meses já fica em pé e bate palmas quando ela canta parabéns! o_O sério!
    Ela se gaba bastante claro, manda milhões de fotos e vídeos de tudo, e quando eu mando uma fotinha do lg no grupo, ela sempre faz uma comparação com o bebê dela. Acho toda essa competição um saco. Ela já disse que me acha medrosa dimais pra fazer as coisas (só porque eu não quero por o menino na piscina antes dos 6 meses, SÓ?!!!)

    E agora momento fofoca: soube com a cunhada dela (que é minha fisio e estamos tratando das estrias), que ela pega o menino e pinta e borda, faz treinamento mesmo! Põe o menino pra andar e tudo mais... ou seja, ela adestra o menino para poder se exibir! Existe isso?! Claro que toda mãe tem orgulho de mostrar as proezas que o filho faz, mas no caso dela, acho que ao invés de ter tido um filho, era melhor ter comprado um cachorrinho e sair exibindo! aeuhaeuhaeuhaeuhaeu

    ResponderExcluir
  15. kkkkk lindo!!! realmente não adianta se desesperar para q os filhos com meses "toquem piano" e no tempo deles um bj!

    ResponderExcluir
  16. Palmas pra vc....também penso assim! Cada bebê tem seu ritmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi flor! Acabei de conhecer seu blog es estou amando! Ainda não sou mamãe, mas sonho em ser um dia!

    E assim como nós adultos que cada um temos um tempo para conseguir determinadas coisas com os pequenos é a mesma coisa! Cada criança tem seu tempo e temos que entender isso, né! Adorei seu texto! Muito verdadeiro!

    ^^
    ;)
    Beijos
    Bruna Santos
    http://blog.casadosfornecedores.com/

    ResponderExcluir
  18. Jacky, concordo em gênero, número e grau. Não gosto também dessa competição, e até penso duas vezes quando vou postar a evolução mensal do Bento, mas como o blog é um diário pra quando ele estiver mais velho, acho legal ter esses marcos. Mas enfim... É difícil não comparar, não ficar noiada, mas como você disse, o que importa é que eles estejam felizes!

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. oi amigaaa
    Passando por aqui e me super atualizando nos seus posts rrss
    Amiga.fica tranquilaaaa q cada bebe tem um tempo mesmo.. Nathy por exemplo ..tem só quatro dentes ainda e naooo andaaaa. Logico q rola aquela ansiedade ..por nao saber quando vai acontecer..ou se eh normal ainda nao ter acontecido.. e tbm pq mae adoraaa trocar figurinhas sobre seus bebes neh rss. Mas competicao e super estimulacao para q o bebe seja o Super Bebe mega power the best..acho isso Uoooo

    ResponderExcluir

Comeeenta!