terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Introdução alimentar (antecipada =/)

Oii gentes!

No ultimo post contei que Anthony vai pra creche. Na creche, aos 5 meses começam a introdução alimentar mista, ou seja, de frutinhas E papa salgada. Aos 5 meses. Fiquei muito de cara! Porque eu queria manter a amamentação exclusiva até os seis meses. Comentei que na creche não tem como mandar LM (leite materno) e eles usam Aptamil, mas mesmo assim preferia que ele não começasse a comer tão cedo.

Conversei com a pediatra e ela disse que até pouco tempo atrás indicavam a I.A (introdução alimentar) aos 4 meses, mas que estudos recentes garantem que o ideal é começar apenas aos 6 meses, pois o intestino ainda não está ´´no ponto`` aos 4 meses. Mas infelizmente, novamente, vamos ser obrigados a seguir o que a creche oferece (esse é o problema de creche pública né? tem que engolir, literalmente, tudo) e iniciar a I.A.

Comecei a oferecer algumas frutinhas em casa pra garantir que o Anthony ´´soubesse`` o que estaria acontecendo com ele quando fosse pra creche, pq imagina, um lugar novo, pessoas novas, e comer? coisa que ele nunca fez? então comecei com frutinhas. O de sempre, maçãzinha, que ele não gostou muito, na verdade acho que ele não curtiu mesmo foi a textura, mais grossinha. Dei raspadinha mas sairam alguns nacos, no dia seguinte resolvi ralar, seguindo orientação de algumas mamães mais experientes, mas ele continuou não gostando muito. Na verdade acho que ele não sabe o que fazer com aquilo na boca, vai de um lado pro outro, poe pra fora, eu pego de novo, coloco na boca, haja paciência.
Imaginava que fosse mais fácil fazer um bebê engolir, haha..imaginava que seria uma experiência mais divertida, aquela coisa linda que todo mundo imagina, mas não é não. Levei uns 40 minutos pra dar umas 2 colheres de sopa cheias. E o cocô? OMG! O negócio é pooodre gente, haha, muito muito fedido.

Outro dia eu estava comendo uva e comecei a espremer o caldinho da uva na boca dele, ele amou! Ficava com a boca aberta e aquela respiração acelerada (tipo cachorrinho, rsrsrs) querendo mais. Tambem dei banana maçã esmagadinha e ele curtiu muito. Comeu quase uma inteira! Mas mesmo sendo aquela banana menorzinha ele ficou bem cheio, levou 5 horas pra querer mamar depois da tal fruta, sendo que normalmente ele mama de 2/2 hrs. Por isso não é o ideal começar a I.A. em crianças com baixo peso antes da hora. Com certeza o mamá é muito mais nutritivo que uma banana, e ele poderia ter mamado duas vezes!

Dei suco de laranja lima, ele não gostou muito não. Tomou uns 30 ml, e assim como as frutas levou uns 40 minutos pra tomar! Hoje oferecí suco de melancia, peguei um pedaço e esmaguei numa peneira, fazendo aquele suquinho beem gostosinho. Gente, o menino tomou como se fosse leite! Com certeza foi a fruta que ele mais gostou até hoje! Tomou 90 mls!

As papinhas salgadas ainda não iniciei, quero esperar ele fazer 5 meses (semana que vem). Mas com certeza não me arrependo de ter oferecido antes dele chegar na creche pq serio, eu duvido que alguma tia ia ficar 40 minutos tentando dar uma banana pra criança, tendo mais 5 pra alimentar. Espero que ele vá se acostumando pra ser mais fácil quando estiver na creche.

Sobre os cocôs, ficaram mais fedidos, mas com a mesma consistência e cor. Continuou fazendo 2 por dia, exceto com a banana, ele comeu ontem e não fez cocô ainda, nem ontem, nem hoje..vamos esperar, dizem que é normal a banana dar uma seguradinha mesmo, se não fizer até amanhã cedo vou dar mamão =)

Bom gentes, acho que é isso por enquanto..semana que vem volto a trabalhar, minha mãe vai ficar com ele até a vaga da creche sair e vai continuando a I.A.

Beeeijos!

Banana =D

A mão tambem faz parte da I.A.


Essas coxas gostosas são pra mamãe comer!






8 comentários:

  1. acabei de comentar no post anterior! haha
    Fiquei sem entender porque vc já havia iniciado a alimentação, mas agora sei que é por necessidade da creche... Espero que dê tudo certo!!! Eu e Luiz Gustavo estamos sempre acompanhando vocês pelo face com muito carinho! bjs

    ResponderExcluir
  2. Qdo trabalhei em berçário as crianças comiam frutinhas com 4 meses pq na época ñ existia licença de 6 meses.Aqui só pretendo começar com 6 meses mas pq volto a trabalhar depois q ela já tiver completado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Own gente que coisa linda que ta o Anthony!!! Nunca canso de ver as fotinhos dele!!! E essas pernoquinhas!!!rs
    Amiga, acho que vc fez bem em começar agora, antes dele ir pra creche... E que bom que ele ta aceitando bem... Vai dar td certo.

    bjão,
    Ma e Davi.

    ResponderExcluir
  4. Aii q fofuraa
    essas coxas

    Mas q bom q vc começou com ele as frutinhas e suquinhos isso é mto bom depois ele já vai estar acostumado ne ;)
    Imagino que não deve ser fácil mesmo.

    bjãoo

    ResponderExcluir
  5. menino lindinho!! acho q vc fez bem de ir acostumando ele será mais fácil !!um bj!

    ResponderExcluir
  6. Agora com 4 meses tb introduzi suquinhos e frutinha Jacky, dei banana prata esmagadinha ele amou, dei 1/3 da banana e ele queria mais!kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Cheguei ao seu blog gracas a BC sobre o relacionamento com a familia do marido. Mas nao eh sobre isso que quero comentar. Fiquei extremamente surpresa com seu relato a respeito dessa creche publica em Curitiba rejeitar o seu leite materno e oferecer formula. Sabe o porque de minha surpresa? Desde 2007 existe um programa da prefeitura chamado "Mama nene" que visa apoiar e incentivar maes a amamentarem seus bebês nas creches publicas ou mandar LM a ser oferecido em copinho, nada de mamadeiras (pq o risco de desmame existe). Por isso, lamento que vc teve que dazer IA precoce e dar formula. Vou deixar o link a respeito desse programma da Prefeitura Municipal de Curitiba. http://m.curitiba.pr.gov.br//noticias/programa-mama-nene-ja-beneficiou-2768-criancas/30425

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Wal! Então, pelo que ví na creche, esse programa mama nenê é só pra mãe ir amamentar lá na creche, eles tem um espaço ´´especial`` pra mae amamentar, tipo, se eu to deixando meu bebê na creche é pq eu preciso trabalhar, logo, não tenho como ir lá amamentar a cada 2 hrs né?...

      Beijos querida!

      Excluir

Comeeenta!