sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Andouuu! ou..A doida do bebê que não anda mas continua contra a superestimulação!

Oiii Gentes!!!

Então que o Anthony, no alto dos seus 1a e 2m ainda não anda! Na verdade, ele começou a dar seus primeiros passinhos em direção a algumas pessoas, mas não passa dos 4 ou 5 passos. Tudo ok até aí.

O problema é que, assim como quando você decide ter o Parto Normal e às 38 semanas as pessoas ficam te apurrinhando perguntando onde estará o bebê ou será que tá tudo bem o bebê ainda não ter nascido?? pq a prima da vizinha da cunhada do meu tio teve PN às 36 semanas e isso era o correto, já a bisa da amiga do meu falecido primo de terceiro grau Nestor esperou até as 38 semanas e quando o bebê nasceu tava pink com listras verdes e duas cabeças!!! o.O

A mesma coisa se repete quando o seu bebê, com um ano, ainda não anda.
Noooossa!!! meu filho anda desde os três meses, seu bebê deve ter alguma paralisia cerebral já que aos 14 meses ainda não anda, vc já levou no médico pra ver?? Sim minha querida, o Anthony fez acompanhamento no pediatra religiosamente todos os meses até completar um ano (faltamos apenas com 11 meses pq a pedi tirou férias) e agora a cada dois meses e ela confirmou que TODOS os outros marcos do desenvolvimento dele estão em dia, ou seja, se ele tivesse algum tipo de problema ou paralisia não teria alcançado outros marcos que são considerados neurológicamente mais complexos que o próprio andar, como o falar, por exemplo. Até porque, o normal é o bebê andar até 18 meses, e ainda assim é aceitável que alguns bebês não andem até os 24 meses!

Tenho estado muito estressada com a cobrança das pessoas. Tenho estado muito estressada com as mãezinhas se achando pq o filho delas anda e o meu não. Quando vc entra pro ´´clube das mães`` descobre que as tão estimadas e por vezes santificadas ´´mãezinhas`` podem ser muito, muito cruéis. É essa competição exagerada que faz com que ítens como peso, altura, quantidade de palavras e o assunto desse texto, andar, sejam troféus que as mães carregam nas pontas das línguas, e em outro momento, tornam-se espadas que elas não se importam em usar e ferir as outras mães, que, segundo elas, não estimulam seus filhos o suficiente para que tenham tais marcos.

Já falei num outro post sobre essa superestimulação, que faz com que os bebês pulem as fases de desenvolvimento que deveriam estar vivendo apenas pra satisfazer o ego de suas mães. Ouví mães dizerem que não deixaram seus filhos dormir enquanto ´´não conseguiram andar até o papai, ele chorou um pouco mas depois foi que foi`` genteeeee!!!!!! em que mundo estamos?????????? Mesmo que seu filho (ou o meu) tenha qualquer tipo de atraso motor ou cognitivo, qualquer atividade estimulante deve ser feita por um especialista ou pelo menos com orientação de um especialista!!!

Conversei com a pedi dele e perguntei o que poderia fazer para ´´estimular`` o Anthony a andar. A resposta dela? Deixe no chão. Só. Nâo force, crianças traumatizam. Não faça nada alem de deixar ele no chão e com espaço e alguns móveis para se apoiar, para levantar e andar segurando. Se houver condições dele conviver com outras crianças que andem é um incentivo a mais. E sobretudo, não use andador. Fim.

Quando ela disse isso Anthony já tinha um andador, ganhou dos avós. Nunca gostou muito do dito cujo e nunca ficou mais que 5 minutos usando pq ele realmente não gosta de ficar preso a algo, mas talvez o dito cujo tenha influenciado no ´´não andar precoce`` dele. Ou não. Não sei. Sei que agora meu filho está começando a se sentir seguro para dar seus primeiros passos sozinho e eu me sinto muuuito orgulhosa dele fazer isso no tempo dele, sem paranóia e lágrimas e estímulos desnecessários.

E assim vai ser, sempre.

E por aí meninas, estimularam seus babies a andar? usaram andador? os bebês andaram com quanto tempo? Tambem acham que meninas andam antes que meninos??

P.S.:Por mais que eu seja contra a superestimulação, desde os 11 meses Anthony anda segurando nas nossas mãos e desde 1ano anda segurando em uma mão só, mamãe estimulando de lev's, como deve ser ;)

                                                          Com meu best friend Lucas =)
                                                                Meus dentões, já tenho 9 =)
                                                                De pé sem apoio =)
                                                          Meu super herói =D
                               No niver do Gui, se divertiu muito! Tava tudo lindo tia Jeh!
                                                         Mãe descabelada com os príncipes =)
                                                                   Fazendo pose =)
      A dona desse blog, haha, as meninas que não me conhecem entram aqui e só tem Anthony Anthony Anthony, haha!


Beijos lindas!!

15 comentários:

  1. Jacky amigona, lembra que você falou no post do face para o Léo animar o Anthony a andar?rs Por isso que comentei, Jacky mostra pro Anthony o video do Léo pra ver se o anima mas tudo no maior carinho e amor, viu?! Você sabe o quanto é querida por mim e se de alguma forma magoei me perdoa, não foi de forma alguma por querer... Na verdade fiquei boba de ver os primeiros passinhos dele. Com certeza cada criança tem seu tempo e logo, logo o Anthony estara correndo quintal a fora!
    Um beijo, super carinhoso pra vcs!!
    Val, Gui e Léo

    ResponderExcluir
  2. Ah minha amiga, é o que eu ja te disse várias vezes, as "mãezinhas" são ridículas! Não sei qual a vantagem de torturar um bebê (sim, pra mim isso é tortura) para superestimular, só pra se gabar??? No estilo: meu filho andou com x meses, dá cambalhotas no ar, fala alemão e como com hashi???
    Me desculpem essas, mas eu prefiro que meu filho seja simplesmente criança e seja feliz!
    Meu prematuro aqui necessita de muito estímulo pra tudo, mas deixo a parte rígida para o grupo de apoio que o acompanha, pra mim fica a parte de ensinar brincando, e o que ele aprender assim, pra mim é lucro!
    E pra mim ainda tem outra questão importante, todo esse blá blá blá e cobrança que acontece é muito prejudicial. Eu vi de perto como vc e outras mães ficam ansiosas e preocupadas com a "normalidade" do filho, mesmo sabendo e tendo sido confirmado pela pediatra que tudo estava normal. Agora imagine só pra mães de prematuros ou mães de filhos com atrasos comprovados pelos médicos? Só eu sei quantas lágrimas já derrubei por conta desse Bullyng Materno!

    Mas o que conta de verdade é que o Anthony tá andando sim, e já já vai se sentir seguro o suficiente pra correr por todo lado. Se ele já não te larga amiga, imagina andando??? kkkkk

    Muito lindo o BEST do meu Lucas, e com uma mãe mais linda ainda!!!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. jacky vc esta certissima em deixar o Anthony no tempo dele..trabalho cpm bebes e sei que cada um se desenvolve a seu ritmo ..sempre estimulei o Bernardo mas sempre respeitando seu tempo e limite ..ele começou a andar sozinho com 10 meses porem sempre deixei rle no chao a vontade e tbm pq ele convive com outras crianças que ja andam e um estiimulo mto grande pra ele...nao tenha presa mesmo ate pq depois que andam adeus colinho rsrs bjpsss ele ta um gato como sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Jacky!!!
    Isso mesmo! Relaxa!!! O Nick andou com 1 ano e 1 mes exatos! Ele dava seus 4/5 passos que comecou com 1 ano, e dai qdo ele fez 13 meses, resolveu que nao ia mais engatinhar. E vou te dizer que qdo eu estava no Brasil eu perguntei e a maioria das maes de meninos falou que o filho andou com 1a2m, 1a3m, ou seja.. É isso mesmo! Relaxa!! Cada um no seu tempo! Da uma agonia mesmo essa cobranca ridiciula...
    Tb nao estimulei com nada, ele qje muitasezes pegava uma cadeira e arrastava ela pra outro comodo sozinho, em pe.. Mas so.

    ResponderExcluir
  5. Pois é. É horrível esse povo adora falar. " meu filho andou com onze meses". Fod*-s*** hahahahahha cada um é um. A minha andou com 1ano e 3 meses e ta tudo ótimo. Povo chato...

    ResponderExcluir
  6. Más é sempre assim né?! As pessoas me "apurrinham" pelo fato do Gui já está com 1 ano e 7 meses e não falar nenhuma palavra completa.. E eu?! C**** e andei!
    Cada criança se desenvolve de um jeito e cada mãe que cuide do seu!

    Beijinhos, ótimo final de semana! :*
    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Jacky, parabéns pelo blog, eu sempre leio seus posts. E confesso que acho que todas passamos por essas cobranças, mas não deixe isso tirar o seu sossego e do seu bébé, que por sinal esta lindo. O meu andou com 10 meses e meio, mas nunca forcei nada, deixava ele sempre no tapetinho dele, e quando a avo comprou um andador quase morri de raiva, pois tinha tido a meu esposo que sou super contra. Cada bébé tem seu tempo certo pra tudo não adianta força. Ele so entrou no andador no dia que ganhou para nao parecer desfeita e como o dito cujo ficou na minha sogra, foi mais facil de engana-la toda vez que ela queria coloca-lo. O meu nasceu com 39 semanas e 5 dias de PN e graças a Deus super saudavel, ele esta com 14 meses, 10 dentes e super sapeca, sobe em tudo, esta deixando a mãe quase louca e a pergunta que agora me fazem sempre é : Quando ele vai aprender a falar? eu sempre digo quando ele tiver vontade. Pois o danadinho nao fala nada. papai e mamãe nunca ouvimos, quando alguém pergunta onde estamos ele nos procura com o olhar e como ele ama musica e dança que é uma beleza e fora o acompanhamento medico sabemos que ele é saudavel e que com o tempo ele vai falar.bjs

    ResponderExcluir
  9. Aqui o meu Anthony rs ja tenta dar suas passadinhas com ajuda e fica de pé sozinho mais não forço não ,ele ainda não engatinha estimulo mais se ele se irrita ja paro nada de forçar vc foi correta nos somos bombardeadas por pitacos temos que respeitar o tempo do bb não os pitacos aqui não vou usar o andador eu acho perigoso bjsssss Anthony lindão de super homem! super bb

    ResponderExcluir
  10. Jacky, não pira... Manu andou com 1 ano e 3 meses exatos... primeiro dia de carnaval (acho que puxou a mãe, vai adorar carnaval e resolveu andar...) Só uma observação: ela tbm usou andador, acho que pode ter relação do andar tardiamente! Bjokas Luisa

    ResponderExcluir
  11. Meu filho nasceu 1 semana depois do seu e tb não anda, só se segurando e não quer ajuda da gente.
    É um sacoooo essa cobrança!
    Eles terão a vida toda pra andar pq a pressa ? :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Jacky aqui é o fato de Lorena ainda acordar para mamar uma vez na noite: nossa não dorme a noite toda??
    E por não engordar tem só 7.300kg e pior que de tanto falarem marido está ficando neurótico com isso !!

    Me afastei um pouco de blogs por essa razão,muita mãe perfeita, filho perfeito e eu me sentindo et...mas blogs como o seu que falam a real é que ainda me motivam !!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Jacky por aqui o João começou a engatinhar agora.. quase com 11 meses... ainda não tem NENHUM dentinho.... e eu? Não to nem ai!!!!!! kkkkkkk graças a Deus meu filho é super saudável e eu tbm sou totalmente contra a super estimulação. acho que eles devem conseguir tudo a seu tempo. Nosso papel é darmos as condições para que eles possam se desenvolver com os próprios desafios. Tbm deixo o João no chão, deixo se apoiar nos moveis, se equilibrar, desequilibrar, cair... rsrsrs claro com supervisão mas cada bebe tem seu tempo.... O que as "mães perfeitas" me falam entra por um ouvido e sai pelo outro... kkkkk bjossss

    ResponderExcluir
  14. Amiga cada criança tem um desenvolvimento diferente.. Sei como são as cobranças, pois aqui me cobram por não estar ensinando Bernardo a usar o troninho..rs
    Mais tem crianças que andam mais cedo, Bernardo andou com 11 meses, outras demoram um pouco mais.
    Beijos
    Ludmyla – A Espera do Meu Bernardo

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, nao confundam hiper estimulaçao com tortura! Estimular crianças é excelente, mas a estimulaçao deve ser programada e acompanhada por profissionais em caso de crianças com atrasos no desenvolvimento. Nestes casos, o profissional é quem vai indicar as atividades a serem conduzidas. Por exemplo, uma criança com atraso representativo na fala se beneficiara de tecnicas de fonos, psicologos, terapeutas ocupacionais ou neuropediatras. Atrasos representativos DEVEM ser acompanhados o QUANTO ANTES. A lógica de esperar acontecer, cada um a seu tempo, é ultrapassada em qualquer pais desenvolvido. A neuroplasticidade cerebral é tremenda ate os 3 anos de idade, entao aguardar a habilidade ausente no repertorio da criança é a pior conduta possivel. Antes pais preocupados a toa do q crianças sendo privadas de desenvolver da melhor forma possivel seu potencial. Minha filha nasceu de 26 semanas e por ter sido um bebe de risco de desenvolvimento foi submetida a intervençoes precoces desde 3 meses de idadade. Ainda q a intervençao nao seja necessaria para uma criança com atraso, isso só sera constatado quando a habilidade for observada. Pode se ter perdido uma imensa possibilidade de atuar prococemente impedindo o afastamendo da criança da curva de desenvolvimento. Diagnostico de autismo infantil feito tardiamente esta diretamente relacionado a prognósticos pouco favoraveis. Sejamos responsaveis!

    ResponderExcluir

Comeeenta!