segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Amamentação pós licença-maternidade

Oiii gentes!

Já fazia um tempo que eu estava querendo escrever sobre isso aqui no blog, algumas mamães me perguntando e foi uma das minhas maiores preocupações antes de voltar a trabalhar, então vamos lá:

Antes de voltar a trabalhar, quando eu cheguei a cogitar a possibilidade de nem voltar ( o que, infelizmente, não pôde acontecer) meus planos era seguir em amamentação exclusiva até os seis meses. O que acontece é que eu precisei voltar a trabalhar com 5. Existia uma chance do Anthony começar na creche aos 5 meses tambem e lá já iniciariam a alimentação, então, com 4 meses e meio começamos a dar frutinhas.

A idéia inicial era deixar o Anthony com meu leite, mas infelizmente por falta de tempo (organização, vontade, não sei bem ao certo) acabei não fazendo um estoque de leite digno para o gorducho. Veja bem, aos 5 meses meu peito não produz uma graaande quantidade de leite a ponto de armazenar. Claro que conforme eu fosse tirando o peito produziria mais, to careca de saber que existe a relação produção x demanda e conforme eu fosse tirando o peito produziria mais e mais até eu consegui estocar, já que no momento eu estava produzindo apenas o suficiente pro Anthony ficar satisfeito e com aquelas coxinhas deliciosas cheias de celulite. A grande produção ocorre durante as mamadas, no momento em que ele está sugando, e era nesses momentos que fui começar a tirar, mas não rolou pq eu uso bombinha elétrica (nem cogitei a possibilidade de usar uma manual) e ela é beeem barulhenta, Anthony não conseguia mamar enquanto eu tirava leite do outro peito por causa do barulho. Desisti.

Tambem teve a situação do Anthony ir pra creche e lá não aceitar Leite Materno. (oi?) pois eh, elas alegaram que não tem o controle de higiene que é necessário pra Leite Materno, enfim...desanimei total né? que adianta eu ficar me espremendo toda pra deixar LM pra ele e depois jogar tudo fora pq não aceitam na creche?

Então resolvi aceitar o Aptamil, que é o leite que vão oferecer lá. Anthony ainda não começou e tem ficado com a minha mãe nesse mês. Nos primeiros dias dele com a vovó ainda estava só na frutinha, então fizemos um horário assim:
07:00 mama no peito
09:30 Aptamil
12:00 Banana/maçã/mamão..
14:00 Aptamil
16:00 suco de laranja/melancia/melão..
17:15 mama no peito

O resto da noite continua só peito =D

No trabalho meu peito não enche muito pela manhã, mas por volta das 14:30/15:00 ele está mmuito muito cheio, então sempre tento esvaziar, manualmente mesmo. O leite é desprezado por falta de condições de armazenamento. Tenho saído as 17:00, trabalho perto da casa da minha mãe e quando vou buscar o Anthony o peito tá cheião, e ele morrendo de saudade do mamázinho favorito dele, a ponto de nem se importar com a bombinha =D Então tô conseguindo tirar bastante leite enquando ele mama em um, já que o outro está suuper cheio. Tiro em média 150 ml que ele mama no dia seguinte, no lugar daquela primeira mamada de aptamil. Sendo assim, ele acaba tomando só uma mamadeira de L.A. =DD

Quando Anthony fez 5 meses iniciamos a introdução das papinhas salgadas, e o guri amou! Com as papas salgadas e a primeira mamadeira da manhã de L.M. nossa tabelinha ficou assim:
07:00 mama no peito
09:30 LM na mamadeira
11:00 banana/maçã/mamão
12:30 Sopinha
14:00 Aptamil
16:00 suco de laranja/melancia/melão
17:15 mama no peito

Á noite ele continua só no LM, sem papas, frutas, nada, e vai ser assim até os 6m. Nos fins de semana só uma frutinha a tarde como se fosse sobremesa, ou suco, nada de papinhas, a idéia é ele mamar no peito o máximo que der,  inclusive nas madrugadas. Como ele mama umas 3 vezes durante a noite a pedi falou que a tendência é o leite não diminuir, pois meu corpo está produzindo como antes, mas ao contrário. Durante o dia esgoto uma vez (que é como se fosse a noite, qd o bebe acorda uma vez pra mamar) e a partir das 17:00 livre demanda, como se fosse durante o dia, que ele mamava toda hora. A gente só inverteu os horários, trocamos a noite pelo dia, rsrs.. E por aqui graças a Deus a produção tá a mesma, o amor dele pelas tetas é o mesmo, tá tudo bem lindo, como eu gostaria que fosse! rsrs..Amemmm que continue assim!

E por aí? as mamães que voltaram a trabalhar fizeram como? E alguma mamãe vai voltar e já tá perdendo os cabelos por esse motivo?

Beeeijos!







10 comentários:

  1. Adorei o post
    assunto super interessante
    pra gente que vai ter que uma hora voltar a trabalhar
    parabens por todo empenho e dedicacao
    para ele ter uma alimentaçao saudavel
    e continuar com o leite materno
    bjãoo para vcs
    e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Jacky! Tomara mesmo que tudo continue assim!

    Aqui eu não vou trabalhar fora, então só acompanho mesmo. Rs!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que orgulho de vc!!! Td tão certinho, dentro do possível (por conta do retorno ao trabalho) vc está com uma rotininha tão certinha... E fazendo sempre o seu melhor, garantindo o leite materno em todos os momentos possíveis... Isso ai! Não to trabalhando fora e pretendo (espero que eu possa) continuar com ele por pelo menos mais 6 meses... Consegui a amamentação exclusiva até o 6º mês e iniciei com as frutinhas, semana q vem começaremos com as papinhas...

    bjssss,

    ResponderExcluir
  4. Lorena já toma aptamil mas ama o peito e pretendo continuar pelo menos 2 vezes ao dia enquanto ela mamar.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal que vc tá conseguindo amamentar e ele ainda ama o tete <3
    Tem que aproveitar mesmo, pq passa super rápido. Eu não voltei a trabalhar, então não tive esse problema (inclusive mama até hoje), mas já cogitei várias vezes voltar e sofri em todas rs.
    Os sorte nessa fase e ao aproveita ele bastante.
    Beijos


    http://querouboumeucoracao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. deviam aceitar né o leite de peito mais acham mtt complicado mais fazer o que a tarde ele volta a tomar o leitinho tão importante bjs!

    ResponderExcluir
  7. Jackyzinhaaa não conta pra pedi não POR FAVORRRRR hahahaha.....
    Eu adoro ela, maaaas nao tem como eu convivo com o Gui 24h sei como ele é.
    Mas olha que bom que essa adptação entre vcs deu tudo certo, agora estou torcendo por uma vaga na creche =))
    bjoo

    ResponderExcluir
  8. Jacky estou na mesma situação que vc tenho que voltar a trabalhar, mas não quero deixar de dar o LM, mas na bombinha só consigo tirar 20 ml essa semana já vou começar a adotar uma rotina pro Davi, já que ele vai ficar com minha mãe pensei em fazer assim
    07:00 mama no peito
    09:30 Nestogeno
    11:30 Suquinho
    12:30 mama no peito (trabalho perto de casa)
    15:30 Nestogeno ( esse horário ele só acorda pra mamar e volta dormir)
    17:30 em diante somente peito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso tathi! achei ótima essa rotina! E conforme ele for comendo mais frutinha ou papinha vai dando pra vc diminuir as mamadeiras, já que vai ter uma mamada de LM =) Vai dar tudo certo viu? confie ;)

      Beeijos!

      Excluir
  9. Jackie to participando da blogagem coletiva e estou te add...
    Lindo blog.

    beijos

    ResponderExcluir

Comeeenta!