sábado, 1 de fevereiro de 2014

Ah se eu soubesse disso durante a gravidez..

“Quando uma mãe beija seu bebê, recolhe amostras dos germes patógenos que estão no rosto do bebê a ponto de serem ingeridos. Os órgãos linfoides secundários da mãe, como as amídalas, e as células "b" de memória são reestimuladas. Estas células "b" migram até as mamas da mãe onde se produzem os antibióticos específicos que seu bebê precisa”. 

Lauren Sompayrac, autora de How The Immune System Works (Como trabalha o Sistema Imunológico) 



Se vc tiver preguiça/pressa de ler, pule para a parte em negrito no fim do post =D



Recebí esse texto no face, provavelmente muitas de vcs tambem receberam, e comecei a refletir sobre esse assunto. Lembrei que logo que o Anthony nasceu ele teve muitas espinhas, umas perebas com pus no rosto, coisa feia mesmo, e que vááááárias pessoas vieram me dizer que era porque eu beijava muito ele. Que bebê rescem nascido não se beija, que a agente pode ´´passar doença pro bebê``. Lembro que alguns outros bebê do grupo de mães que eu participo tambem tiveram e algumas mães pararam de beijar seus bebês. Lembro de ter pensado ´´Isso tá muito errado, não é possível que eu carreguei o bebê por quase 10 meses e não vou poder beijar ele agora!`` e continuei beijando, beijando muito. Todo tempo. Enquanto mamava, enquanto dormia, enquanto tomava banho, all time. Full time. Fomos à pediatra e ela contou que as tais espinhas eram hormônios da mãe que passavam pelo leite e faziam as tais espinhas. Não tinha nada a ver com os tais beijos, continuei a beijar muito!



Foi a primeira lição realmente importante que eu aprendí quando virei mãe: a ME ouvir. Ficava bitolada com as pessoas me falando que o bebê só pode mamar de três em três horas, e eu criei na minha cabeça que o Anthony tinha que seguir esse padrão, e deixei meu filho passar fome! (vcs conhecem essa história né? em alguns posts atrás). As pessoas reclamavam de não dormir, de acordar todo tempo, e parece meio que uma regra ter que reclamar que o bebê não dorme. Tem várias piadinhas no face sobre mae que não dorme, mau humor por bebê não dormir, enfim. Comecei a reclamar tb, pq né?, parecia o que toda mãe fazia e quem não gosta de dormir??! Até que um belo dia parei pra pensar que eu nem tava com tanto sono assim. É claro que eu passava muitas horas acordada a noite, não pq o Anthony ficasse chorando, ele chorava, peito, dormia. Passava dez minutos idem, choro, peito, sono. Ele raramente foi daqueles bebês que só choravam, que nada acalma, nem peito. Parei de reclamar. Comecei a aproveitar. Eu dormia muuuito durante o dia, junto com ele, todo tempo, então descansava e comecei a curtir nossas noites juntos.



 As pessoas começaram a criticar novamente: Esse bebê tá trocando o dia pela noite, vc tem q deixar ele acordado durante o dia. Novamente ouví meu coração: Naaaada disso. Se ele quiser dormir de dia dorme junto, se quiser ficar acordado a noite entre no ritmo dele. Uma hora ele aprende. E agora ele dorme muuito de dia, mas tb muuito de noite! Ele aprendeu a descansar! Ainda bem que não fiquei de paranóia deixando a criança acordada e mau humorada durante o dia, pq é mais dificil ainda ele dormir a noite se não descansa o suficiente durante o dia. É o tal do efeito vulcão, se vc não sabe o que é procure sobre esse assunto, tem textos ótimos na net...



Então começaram a me encher o saco pelo fato do Anthony só tirar as sonecas do dia no meu colo. E isso foi por muuito tempo. Se deitasse ele em qualquer lugar o bichinho acordava, independente do lugar, se eu colocava com pressa, barulho, enfim..ele sempre acordava. Dormia dez minutos e acordava irritadíssimo, e demorava ainda mais pra dormir (o tal efeito vulcão). Era um saco. Então eu preferia ficar com ele no colo. E assim passava meus dias, com a cria O DIA INTEIRO no colo. Tá acordado? colo. Tá dormindo? colo. All time. Full time. Era cansativo pra mim, mas eu repetia dois mantras: 1. Vai passar. 2. Logo vou sentir falta.E comecei a gostar disso, ter ele junto todo tempo, danr muuito carinho, muuito beijinho! E não é que quando já estávamos acostumados passou? demorou 4 meses mas passou. Há um mês Anthony faz duas sonecas a tarde, de 1:30 a 2 hrs de duração, deitado na cama da mamãe. Pode cair o mundo que ele não acorda!! E ainda dorme de bruços, coisa marrr linda! E melhor, algumas dessas vezes (50%) ele dorme sozinho! Siiiim! Eu deito do lado dele e deixo ele ficar no eterno vira desvira, tambem aprendeu a por e tirar a chupeta da boca e fica nessa, até que dorme sozinho! Eu poderia ter deixado chorar quando as pessoas me diziam pra não acostumar ele mal, que as minhas costas iam sofrer, mas eu resolvi criar comm amor, apego e colo. E hoje ele está super independente (dentro do normal para uma criança de quase 5 meses) sem choro, sem crise, sem stress, sem arrependimento.



Outra coisa que me enchiam muito era o fato dele chorar. Pra td mundo ele tava com cólica. ´´Nossa essa criança morre de cólica, dá remedio`` vivia tomando buscopam, funchicória, paracetamol infantil, e nada! Tinha vezes que eu tinha que falar que já tinha dado remédio (mesmo sem ter dado!) pra ver se paravam de me mandar dar remédio pra criança. Mas se eu pegasse ele no colo, de pé, passava o choro. Cólica que é colica não passa em nenhuma posição. Eu tinha certeza que não era cólica, mas as pessoas me irritavam muito. Não podiam ver ele chorar!! Até que eu fui atrás, pesquisei e descobri o tal refluxo. Comecei a dar os remédios e foi como se tirasse com a mão! No dia que eu deipela primeira vez já melhorou tudo! A minha vontade era dar na cara de todo mundo que me irritava dizendo da tal ´´cólica`` urghhh! É claro que parava de chorar no colo, ele tava de pé, o leite parava de voltar na gargantinha dele e por isso parava de doer!



E agora a última mas não menos irritante das cobranças é o aleitamento materno noturno. Volto a trabalhar essa semana e como já contei o Anthony vai ser praticamente desmamado durante o dia, mas a noite só vai ter leitinho da mommy. Sem janta, sem fruta, sem nada. Só tetas. É o que eu quero, é o que ele quer. Mas as pessoas não entendem e começam a cobrar. Dizem que se adulto não come a noite criança tambem não precisa. E quem disse que ele quer comer quando mama de madrugada? não quer só comer, ele quer carinho, amor, acalento. E eu vou dar. Mais uma vez vou seguir meu coração e vou dar muuito mamazinho quando ele quiser. É o nosso momento, nosso tempo, nossa forma de trocar amor!


O que eu quero dizer com tudo isso é que se alguem tivesse me falado que a frase VAI ACOSTUMAR MAL era uma besteira, tudo seria diferente. Você NÃO vai acostumar mal seu filho se der muito amor, se pegar muito no colo, Anthony vive no meu colo, o dia todo, no auge dos seus 8 kilos!E eu to aqui, vivinha da sila. Sinto menos dor nas costas que quando tava grávida! Eu sei que quando aprender a andar a ultima coisa que ele vai querer será colo, então deixa eu aproveitar! Ele não vai ter espinha se você beijar muito ele. Nem tudo é cólica, ouça vc!!! Escute seus instintos maternos gritando o que é que seu bebê tem! Dê muito amor!

Eu nunca ouví uma pessoa falar ´´pois eh, ele virou um drogado porque a mãe/pai davam muito carinho´´, ou ´´nossa, ele vivia no colo por isso virou assaltante`` ou ainda ´´ele foi tãããão amado que não sabe amar as pessoas agora``. São coisas que não combinam. A gente oferece pros outros o que a gente tem, se seu filho tiver muito amor e carinho o que ele vai oferecer?!
Ele não vai mamar até os 18 anos, nem querer colo aos 20. (tá, todo mundo quer um colinho de vez em quando, haha) então não pire, pode mau acostumar a vontade!
Bom meninas, esse post é pra eu mesma, quando for engravidar do segundinho, ler antes dele nascer e estar pronta pra ignorar todo mundo e ME ouvir. Porque o filho é MEU e eu sei o que faço com ele, certo?!
Alguem concorda? descorda?
Beeeijos!

















 Eu sou muuito fofinho!


Não tem como não me beijar muuito!

9 comentários:

  1. Concordo plenamente e com tudo!!!
    Mamãe certíssima (mesmo me devendo aquele encontro!!!) e bebê cada dia mais gatão!!

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei o post Jacky!
    Estou aprendendo aos poucos a confiar nos meus instintos, um dia eu chegou lá! rs
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Fiz um post do mesmo estilo um tempinho atras. Como é difícil ne? Aff!

    Ah, o Anthony ta liiiiiindo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo Jacky, ontem tb ouvi que vou acostumar mal a Lorena pq ela dorme na cama comigo á tarde, tentei por no berço e quem chorou fui eu, então deixa eu curtir minha cria!
    Ela vai crescer e vou sentir falta!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. super amei seu post Jacky !!
    Disse tudo por isso ja beijava muito agora então hehe

    ResponderExcluir
  6. Adoireii mesmooo
    tudinhoo
    e como não beijar esse lindão
    isso no mínimo são coisas de pessoas que não sabem demonstrar seus sentimentos
    e engraçado né que o povo saber dizer tudinho do que vai acontecer com o filho da gente se a gente fizer aquilo muito antes de acontecer kkkk então podiam jogar na mega sena kkkkkkkkkkkkk né
    bjaooo

    ResponderExcluir
  7. CON.COR.DOOOOOO com TUDOOOOOO!!!
    Faço das suas palavras as minhas! Orgulho dessa amiga!!! E como não beijar??? Pelo amor.... Davi tb teve essas espinhas neonatal.... Passou.... E eu NUNCA deixei de beijar!!!! Arrasou no post!!!

    bjssssss,

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Jack, falei coisas parecidas no post que acabei de publicar!
    Concordo 100% com você :)
    Ainda bem que estamos aprendendo a seguir nossos instintos.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Posso Aplaudir de pé????
    Plaft!Plaft!Plaft!!!!!
    Nunca li um post tão coerente...amei, me fez refletir, concordo com tudo e assino embaixo!!!
    beijos Jacky

    ResponderExcluir

Comeeenta!