terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vamos falar de amamentação? =D

Que alegria colocar um sorrisinho no título da postagem, já que esse assunto super me preocupou durante a gravidez!

Desde sempre sonhei em amamentar, sempre achei lindo, sempre achei o melhor alimento pro bebê, sempre achei melhor do que LA- leite artificial- por conhecer mil histórias de cólicas e alergias e etc (não que o leite materno -LM- não tenha cólica ou risco de alergia mas é infinitamente menor a proporção, né?) POREM, me lembrava muito bem da minha mãe amamentando meus irmãos menores, da minha irmãzinha com sanguinho escorrendo na boca e a minha mãe chorando, das mastites terríveis da minha mãe a ponto de implorar pro meu pai sugar e ele  não conseguir (ecaaa!) e dela sofrendo, muito! Esse era meu medo, meu pavor!

O Bru cansou de me ver falando, chorando, sofrendo por antecipação por esse momento. Orei muito durante a gravidez pra que tivesse leite, que o Anthony conseguisse sugar, e, se possível, que eu não sofresse muito. Mas não sería mais fácil dar leite artificial de uma vez? então, foi o tal do instinto materno que já aflorava durante a gravidez, aquela coisa de ´´sofrer`` pra dar o melhor pro seu filho. Quando chegamos a conclusão que teria mesmo que fazer cesárea a vontade de amamentar cresceu mais ainda..aquela sensação de que ´´já que não te coloquei no mundo quero ao menos te alimentar`` sabe?

Então, na prática, o que eu fiz pra amamentar durante a gravidez:
NADA! hahahahahaha. Calma, vou explicar: não fiz nada nos mamilos. De vez em quando secava um pouco mais forte com a toalha, não passava sabonete nem hidratante nos mamilos e nas ultimas tres semanas devo ter passado umas tres vezes aquela pomada de lanolina (Lansinoh).
ME INFORMEI:  lí, ví videos, conversei com outras mães, me preparei psicologicamente.Vou fazer um resuminho de tudo que aprendí e te garanto, deu suuuuper certo!

*Tudo começa com a posição do bebê: Sim, a primeira coisa que prestei atenção quando fui dar o peito pro baby foi como posicioná-lo. A mãozinha deve estar abaixo da sua axila. Sabe aquela posição que vc fazia com as suas bonecas quando brincava? bem assim mesmo. Pegue o bracinho e enfie debaixo do seu braço. O Anthony tá com mania de ficar mexendo essa mãozinha que fica embaixo do meu braço, coisa maaais fofa.

*A Barriga do bebê deve estar em contato com a sua, ou seja, o bebe fica com o corpo virado pra mãe, com a barriga e peito encostando em vc;

*A cabeça do bebê automaticamente vai ficar virada pro mamilo. O bebê não pode ficar com o corpo virado pro teto e a cabeça entortada pro seio, pq dificulta a sucção, pense vc bebendo agua com a cabeça virada prum lado e o corpo pro outro, difícil né?!

*A boquinha é o principal!! A boca do bebê deve estar super aberta. O Anthony trava o queixo e não me deixa abrir mais. Então eu tiro o bico e fico só passando nos lábios dele, o que faz com que ele abra muuito a boca e eu enfio com tudo a maior quantia que eu conseguir. Tem que ser rápida, kkk, a boca abre tem que enfiar correndo. A boca tambem tem que ficar com os beicinhos de fora, tipo peixinho. Olhem a fotinho:

No caso do Anthony a boquinha de cima não vira, kk, mas o importante é o labio de baixo. Aliás, outra coisa MUITO importante é durante a sucção. O bebê tem que mexer apenas o queixo, e não a cabeça inteira. Algumas vezes que o Anthony pegou errado ele ficava dando ´´cabeçadas`` no meu peito, o que é errado. Lembrando, só a parte de baixo mexe.

*É muito importante oferecer um seio a cada mamada. Como muita gente já sabe e tem vários materiais falando sobre isso por aí na net, produzimos três tipos de leite, ou seja, é muito importante que o bebê mame os três durante as mamadas. Procure mais na net pra se informar, mas antigamente as mães eram orientadas a dar um seio por 5 minutos, depois outro, depois volta, depois a outra..e isso é errado.O bebê não vai chegar no leite gordo e não vai engordar, aliás vai ficar sempre querendo mamar, eternamente.

Foi tudo isso que eu fiz, logo na primeira mamada. Se vc sentir dor, ou o bebe fizer barulho (igual com a chupeta ou mamadeira) tá errado. O único som que vc tem q ouvir é da respiração e dos goles do bebe.
Na maternidade, depois que eu amamentava SEMPRE usava a pomada, pra garantir né? porque é melhor previnir do q remediar!

No começo, mesmo fazendo tudo\certo, o bico do seio dói. A diferença é que é uma dor no bico todo, e não num canto, ou num lado apenas, como no caso das fissuras. Mas não é uma dor insuportável. Outra coisa que dói é no começo, quando ele suga, doem os canaisinhos por onde o leite desce. É uma dor estranha, até acostumar.

Meu leite desceu no terceiro dia após o parto, na verdade Anthony nasceu na sexta-feira e o leite veio na madrugada de domingo pra segunda. O peito ficou duro, cheio de nózinhos. Foi preciso muita massagem e tirar o leite extra numa toalha. Não me dei bem com as bombinhas, nem a elétrica. O bebê não consegue mamar quando o peito está mt duro, então tire um pouco de leite antes de amamentar.

Bom gentes, que eu me lembre essas são as coisas principais que me lembro sobre a amamentação.
Estamos hj no 18º dia sem fissuras, sem Anthony sequer provar o tal LA, com mt leite e alguma dificuldade em estabelecer uma rotina de amamentação, o q tem me matado já q a noite o bonito acorda a cada 40 min, 1 hra pra mamar..mas vamos seguindo..estou mtoo feliz! E por enquanto o leitinho da mamãe ta sendo mt bom pq o gordinho tá engordando e ainda não teve nenhuma coliquinha! =D

Beeeeijos!

P.S.: Esqueci de dizer, desde o primeiro minuto que eu amamentei no hospital uso as conchas de amamentação. Na verdade tenho bastante bico, mas só de imaginar o sutiã grudando no bico do peito dá um asco. Amoo as conchas, agora que estou naquela fase de hiiper produção elas coletam o leite que vaza e não fico (tão) fedendo leite! Recomendo a todas!

23 comentários:

  1. Ai q fofura essa última foto do Anthony parece q ele ta tomando banho sozinho ne ;) q lindooooooooo
    boas dicas vou marcando tudinho, pq também tenho um medo lascado sofrendo por antecipação né.
    Beijãooo e ótimo dia

    ResponderExcluir
  2. O Anthony tá um gostoso. Graças ao leite da mamãe, não entendo como tem gente q fala q precisa de complemento.

    Suas dicas forma ótimas!!!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, Jacky!!! meu problema é q não tenho bico, então toda e qualquer informação sobre amamentação é super útil!!! E a foto dele no balde!!! haha é pra morrer de fofura agora ou depois!??! hehehehe
    Bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
  4. Supeeer dicas jacky, assim que o Gui nascer vou super usar elas srsrs. Obrigada por compartilhar.
    Ele está lindoo e parabens =)
    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Jacky, que baby delicia...
    Confesso que me preocupo MUITOO com amamentação...tenho medo de não ter leite, medo de me sentir estranha com a baby mamando...rsrs(sou muito sensível nessa região)...
    Obrigada pelas dicas...TOMARA QUE EU TBM CONSIGA! *.*

    Bjokas...

    http://aesperademinhabencao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, vi seu blog no blog de uma amiga, e achei incrível a coincidência: me chamo Jacqueline também, e sou casada com um Bruno kkkk Meu filhinho se chama Bryan e tenho outra bebezinha chamada Isabela. Adorei o post. Dicas muito importantes para quem quer amamentar!!
    bjos, estou te seguindo aqui

    ResponderExcluir
  7. Antes de mais nada, que linda vida que chegou a vossos braços, garotos! Muita saúde e uitas mais alegrias para vocês todos (incluamos a Anthony rs). E parabéns pelo blog, é muito bonito e super explicativo. :) abs

    ResponderExcluir
  8. Tão lindo esse baby! ownn
    Olha você disse que seu leite só desceu no 3 dia e que ele não provou o LA, e qual foi o leite que ele tomou antes do seu descer? de alguma doadora no hospital? sorte que minha irmã está amamentando caso meu leite demore a descer ele já tem comidinha garantida! hehehe bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara queriida..antes do leite descer eu dava o colostro kkk esqueci de dizer..o liquidinho eh poderoso mesmo..ele dava umas 4 sugadinhas e ja se saciava! bjs!

      Excluir
  9. Parabéns Jackie...amei o post, está tudo aí mesmo. Fiz um há um tempinho atrás lá no blog que falava exatamente isso ae. O importante da amamentação é a pega, e sabe que muitas mulheres se referem a dor quando usam as bombinhas. O ideal mesmo é fazer a ordenha(se for necessária) com as próprias mãos, dão um pouquinho mais de trabalho mas é a melhor opção.
    O assunto amamentação também é algo que me preocupa bastante, pois mesmo sabendo de diversas coisas sobre o assunto, a prática é outra coisa né? Fico preocupada também se vou ter leite para alimentar a minha pequena, talvez porque a minha mãe não produziu, mesmo sabendo que isso não é impedimento algum, isso passa pela minha cabeça!
    Parabéns pelo seu pequeno. Seu bebê tá lindo!!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. oi amiga linda, que bom ler este post, saber que deu tudo certo, ufa!!! ta vendo como não vale a pena sofrer por antecedência?!! (olha só quem fala!!hahaha).
    O Anthony é tão lindo, neste baldinho então...rs

    Eu tb escrevi sobre amamentação, vc viu???
    bjãoooo

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacky que delicia o seu blog, te encontrei só agora,olhando outros blogs...Parabéns pelo garotão !!!

    Estou grávida de 34 semanas e até agora não saiu nem uma gotinha de nada do meu peito :( conversei com a minha médica ela disse que é normal ! afff com qtas semanas começou a sair o seu colostro ??
    Ah tenho um blog também,voltado para gravidas com trombofilia que é um probleminha que eu tenho !!! Se quiser da uma passadinha lá.

    Bjos

    http://diaadiatrombofilia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii querida! claro q vou passar la! sobre o colostro começou aqui com 36 semanas..e nao foi tipo do nd começou a escorrer..pelo contrario, eu q comecei a espremer e estimular o seio..mas veja bem..eu estava de quase 37 semanas..pq estimular o seio pode ajudar num parto prematuro! espera mais um pouquinho e tenta estimular! bjs

      Excluir
  12. mto bom! Eu tmb. orei mto durante a gravidez e o nosso Deus maravilhoso me abençoou demais, tenho bastante leite, meu filho mama toda hora e o mamilo só doeu na primeira semana, agora ñ doi nada. Me sinto mãe. Graças a Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. Que lindooooooooo, que continue assim, amamamentar é maravilhoso.

    Vem participar da minha BC!!!
    Bom dia querida.

    ResponderExcluir
  14. Ô Minha amiga obrigada pelo PRESENTE!!! Sim, porque na altura do campeonato esse seu post sobre AMAMENTAÇÃO veio pra mim como um belo presente, era tudo o que eu precisava ler/saber... Muuuuito obrigada!!! Me ajudou e muuuuito com seu relato, obrigada por me ensinar seus "truques" e que eu consiga o mesmo sucesso que vc nessa doce tarefa de alimentar o filhote com nosso próprio leite!!!
    beijosssssssssssssss
    Val mãe do Gui e à espera do Léo

    ResponderExcluir
  15. Amiga fico feliz que tá tendo leite suficiente pra amamentar essa gostosura. Com certeza leite materno é a melhor opção. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Q b om q deu tudo certo Jacky, o Anthony eh um fofo..com essa expressão bravinha e de homenzinho já! Que bom q não foi so eu quem sentiu as agulhinhas descendo quan o bebe suga rsss..sempre q comento com outras mamães elas dizem q não sentiram isso..e eu sinto ate hj quando o leite esta descendo rss . Ja estava me achando anormal ess. Logo quero ir visitar vcs e conhecer esse fofuxo. bjokas

    ResponderExcluir
  17. Jacjy é bem tdo isso mesmo, ainda essa semana assisiti palestra de amamentação e vc disse tdo que elas falaram lá e mais um pouco!!
    E ele está lindão!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Benza Deus, coisa mais linda seu filho flor, que bom que estás conseguindo amamentar agora, eu infelizmente não tive a mesma sorte! Más estamos indo! rsrs Parabéns pelo filhote!

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. oi linda! amei seu blog s2 to seguindo. beijos.

    gravidaaos17.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Depois me conta qual concha você usa. Eu amamento num peito e fica vazando leite no outro. As conchas ajudam nisso?
    Bjos!

    ResponderExcluir

Comeeenta!