domingo, 15 de setembro de 2013

Relato do Parto - Parte II

então gentes..segue o relato do nosso parto:
Anthony foi pro berçario e papai foi lá com a minha familia ficar olhando ele pelo vidro, rsrs..dr foi me costurar. Tinha passado uns 10 minutos do inicio da cirurgia quando o Anthony nasceu, super rápido..e sei lá porque achei que ia acabar rápido, mas não..ia começar a hora mais longa da minha vida! Dr. foi me costurando, me perguntando se eu tava bem e sério, me ´´fiz`` de forte pq pra mim qualquer reclamação me faria ficar mais tempo depois na recuperação, até que num certo momento achei que eu ia vomitar, muito mesmo, uma sensação horrivel, uma tontura e tals, até que eu avisei o anestesista e ele colocou mais alguma coisa no meu soro que fez aquela sensação sair na hora. Aí fiquei bem, tirando a ansiedade de ir logo pro quarto ver ele! Aliás, eu tinha ´´visto`` ele sem óculos, mesmo todo mundo tendo autorizado eu entrar com oculos no centro cirurgico, kk...

Dr André começou a me contar que o Anthony tinha feito cocô na mão dele na hora de sair da barriga (mecônio) e que o Anthony já estava bem ´´madurinho``. Disse que ele era bem grandinho, forte, e com cara de brabo, haha. Tambem ficou me explicando tudo que estava fazendo, do tanto que iria caprichar na cicatriz, eu ainda soltei um ´´ahh com certeza vai aparecer menos que essas estrias horrorosas que sairam`` ele riu e disse que logo logo vamos cuidar delas. Ufa!

Eu pensava muito na diferença entre o PN e a cesárea, pq né? teoricamente se tudo tivesse ocorrido conforme eu esperava, após ver o rostinho do meu filho toda espera, dor, demora estaria acabada e ali, na cesarea, tudo estaria apenas começando =/

Até que finalmente terminam, depois de uma caaara! Tiraram o tecido da minha frente, dr André ficava me perguntando se eu estava mesmo bem e começou a me enfaixar. Fizeram uma faixa bem firme ao redor da cicatriz e eu me sentia ótima. Me passaram pra outra maca e eu fui pra tal da sala de recuperação.

 P.S.: Outra coisa que prestei muita atenção foi com o respeito que tiveram comigo durante a cirurgia. Praticamente todo o tempo dr conversava comigo, algumas poucas vezes que conversava com os outros profissionais foi sobre coisas da área deles, nada de fofoca, novela ou outros assuntos banais que muitas anti-cesarea relatam escutar durante a cirurgia. Claro que isso varia de médico pra médico mas não me sentí excluída ou apenas ´´um corpo`` durante o procedimento. Tambem não percebí a atitude deles como só mais um parto. Mas sim como O parto do Anthony. Claro que com isso não estou querendo pregar a cesarea como algo maravilhoso, etc..atépq daqui pra frente vou contar todas as partes ruins que tambem tiveram. A começar pela espera na recuperação.

Após terminarem todo o procedimento dei entrada na recuperação, eram 20:37. O ideal era ficar por lá no mínimo uma hora (se não houvessem intercorrências) pra depois poder ir pro quarto. Fiquei lá, sozinha, sem tv, sem nada, apenas olhando pro relógio, tentando dormir ( em ão pq né? muita adrenalina tava correndo nas minhas veias) e contando os minutos. Até que 21:15 a tecnica de enfermagem veio me ver (na vdd elas vinham a cada 10 minutos) e disse que já ia ligar pro quarto vir me buscar, que eu estava muito bem, nenhuma alteração na pressão, etc. OU SEJA, AQUELA HISTÓRIA QUE FICAM ESPERANDO VC PODER ERGUER AS DUAS PERNAS, DANÇAS E SALTAR PIRUETAS PRA DAÍ SIM PODER IR PRO QUARTO APÓS 6 HORAS DE ESPERA É MENTIRA. Pelo menos onde eu ganhei..até pq fui pro quarto com apenas a perna direita começando a sentir, a esquerda completamente apagada.

Minha família me viu saindo do centro cirurgico indo pro quarto e veio atrás, a principio deixaram só o Bruno entrar pq iam me por na cama e tals, e eu tava ´´semi nua``. Aí já acomodada entrou todo mundo no quarto, menos o gatão. Fiquei deitada, COM travesseiro (dizem que não pode usar travesseiro, mas o proprio anestesista disse que pela minha anestesia ter sido a Raqui poderia usar sim!) não me falaram nada sobre não falar, apenas que eu nao deveria levantar (nem sentar) ou comer por 6 horas..o que acabaria as 2:30 da manhã.

No quarto fiquei esperando mais uma hora pro Anthony chegar. Fiquei pensando ´´se fosse PN ele já estaria aqui comigo`` mas não, perguntei e é norma do hospital, independente do parto o baby ficar pelo menos 2 hrs no berçário pra estabilizar a temperatura. Ou seja, nenenzinho no colo após o parto só em parto humanizado domiciliar. (leia-se dinheiro, mto dinheiro!)

Deixaram todo mundo ficar lá esperando comigo até que ele chegou. Mais uma meia hora e ficamos nós três, enfim sós. Anthony só dormia e gemia, mas quem disse que eu dormir? por volta da uma hora da manhã pedí pro Bruno por ele na cama comigo, eu queria MUITO amamentar. (#aloca pq a criança dormia placidamente) até que cutuquei ele e ele acordou, saquei as peitcholas e enfiei na boca dele. Detalhe: eu estava deitada, n podia sentar ainda, e ele estava deitado ao meu lado, não no colo, ou seja, pior posição do mundo pra tentar amamentar. Mas eu sou teimosa e queria muito aquilo. E não é que o garotinho pegou? com boca grande e de peixinho, e chupou com muita força. Eu dei uma gemidinha. Sentí as mil agulhinhas que a Pri (mãe da Nath) me contou que sentiria descendo pelas veias. Que dor! Arranquei a criança do bico correndo, mas super feliz pq ´´ele tinha pego super bem, já sabia fazer aquilo perfeitamente``.

2:30 chegou meu chá com bolacha. Comí os 5 pctinhos da doce enquanto a enfermeira arrumaa o chuveiro pra mim. Eu não sentia dor nenhuma. Haha tá fácil, vamos marcar a proxima cesárea pra quando?? Ela tirou a faixa, eu estava com aqueles panos-fralda e tinha muito muito sangue, minha cama tinha manchado, veio gente trocar. Perguntei sobre a cinta e ela disse que era melhor por depois que conseguisse fazer xixi, tambem achei melhor pq já lí várias historias de gente que não consegue fazer xixi depois do parto e tem que colocar sonda #medo.

No dia seguinte acordei ótima, sai do quarto andando procurando sinal do wi-fi, sem cinta, sem dor, sem nada. Maravilha! à tarde recebí visitas (muita!) fiquei de pé, caminhei, conversei, extrapolei. Nem reparei direito quando vieram tirar meu acesso (aquele caninho no braço por onde colocam remédio) quando me toquei perguntei ´´ahhh mas não tem mais remédio pra eu tomar?`` a enfermeira respondeu ´´Paracetamol em comprimido a cada 6 hrs e injeção de Tramal (remedio beem forte pra dor) em caso de dor``. Suei frio. Eu me conheço, detesto injeção, eu tiro sangue, eu ponho acesso, mas injeção, caaara! Eu trato meus dentes sem anestesia pq eu detesto agulha enfiando em lugares que não sejam veias. Eu me conheço, ia preferir aguentar a dor a tomar injeção.

Dito e feito. Deu umas oito da noite eu estava ainda sem cinta e as dores começaram. Uma dor de musculos, como se tivesse feito um milhão de abdominais, e a dor no corte mesmo, aquela dor que fica ardendo. Eu não achava posição na cama, comecei a ficar bem mal. Fui tomar banho, muito sangue, muita pressão baixa, minha mãe me ajudando, minha irmã no banheiro junto começou a passar mal de me ver passar mal, haha, ficou branca e saiu do banheiro. Conseguimos colocar a cinta e melhorou algo cerca de 1%, o que era bom, mas pra vcs terem uma ideia da DOR! E eu não queria de jeito nenhum tomar injeção, fui aguentando por medo.

Não sabia que o pior ainda estava por vir. Anthony passou o dia todo de colo em colo e a noite tava irritado, sem sono, sem querer mamar, sem nada, só chorava. Deu 4:30 da manhã implorei pro Bruno ligar pro berçário e pedi pra levarem. As meninas do berçário super boazinhas levaram e devolveram ele duas horas depois, foi a melhor coisa do mundo. No outro dia já estava melhor, com bastante dor mas conseguia ficar bem. Fiquei só a base de comprimidinho de paracetamol mesmo. Recebí muita visita, em algum momento tinham mais de 10 pessoas no quarto, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na hora eu queria ser querida e não reclamei, mas pensando hoje, gente, que folia que foi aquilo. Não descansei nada, o Anthony se cansou de ficar indo de um lado pro outro, flashes de camera, enfim. Num segundo filho vou PROIBIR a entrada de visitas, sério gente. Me cansei muito, não estava preparada pro que seria a primeira semana.

Bom gente, depois vou dando mais detalhes sobre as primeiras semanas, mas sobre a cesarea eh isso. Talvez se eu tivesse tomado a tal injeção não teria sido tão difícil, mas com pouca medicação a dor é quase insuportável. Tiveram vezes em casa que eu chorava por não conseguir pegar o Anthony direito no colo, por quase desmaiar todas as vezes durante o banho quando tiro a cinta, por depender tanto dos outros. Por mais que ao mesmo tempo tenho feito muita coisa sozinha, já cozinhei, lavei roupa, pendurei, alem de todos os cuidados com o Anthony, inclusive 95% dos choros da madrugada, exceto o banho, que o papai se encarregou. Amamentar está sendo ótimo, mágico mesmo, e SIM! O Anthony sabe mamar, pegou direitinho, não saiu nenhuma fissura, nenhum sanguinho, tenho tirado bastante leite pra não empedrar e por enquanto (e pra sempre, amem!) tá sendo maravilhoso. Cansativo, tem vezes que parece que a minha vida, meu ânimo, minhas energias estão saindo no leite, mas vem uma força de dentro que ajuda a continuar.

E sono. Muito sono. Mas um sono que chega a deixar nervosa, irritada. Mas quem disse que depois que o baby dorme vc consegue dormir?

Esse finzinho ficou meio perdido, mas é que são muitas ideias, muitos assuntos, muitos posts imaginarios, mas muito cansaço tambem.

Só pra concluir: Quero muito um PN no próximo (próximo?!) mas se tiver que ser cesárea não tem tanto problema não, não é aqueleee monstro, fui muito respeitada, foi muito especial.E me trouxe o maior presente que eu poderia receber!

Beeeijos!


Ahhh esquecí: Enquanto eu estava na recuperação, dr. Lindão foi conversar com a minha família e disse que o Anthony estava totalmente sem líquido. Quando ´´abriu`` a barriga não tinha praticamente nada de líquido e que com certeza Deus providenciou pra gente fazer a cesárea na sexta, ao invés de ser na segunda como a gente já tinha planejado. Lembram aquela historia do meu xixi ter me trollado? não sei mais se era xixi ou líquido. Haha.



11 comentários:

  1. Jacky quando sua prima disse sobre o liquido logo imaginei que não fosse de fato o xixi e sim a agua que coisa né mas graças ele veio saudável Deus cuidou do Anthony.

    bjoss

    ResponderExcluir
  2. como tá fofo seu príncipe
    graças a Deus amiga respeito é bom
    e todo mundo gosta
    a melhor coisa é ter uma boa equipe
    o pequeno foi sapeca fez cocô na mão do médico rs

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Anthony lindo!

    Adorei o relato, Jacky. É sempre bom ver os dois lados da história, e tenho certeza que tudo ocorreu como deveria. O Anthony cheio de saúde é a maior prova disso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Jacky, desde o inicio gosto do seu blog pela sua SINCERIDADE ao expor cada situação, "sem maquiar" falando a real mesmo, eu gosto muuuuito de "te ler"... Também já fiz uma cesariana (1° filho) e sei exatamente a dor que você sentiu, a parte boa é que com 15 dias vc nem vai se lembrar mais da dor, vai passar pode apostar!! Fiquei encantada em saber que o Anthony está mamando direitinho desde a 1° pega, que você tem bastante leite e que não saiu nenhuma fissura MARAVILHA!!! Poxa quando puder faça um post sobre amamentação como se preparar pra isso, porque a gente ouve tanta coisa e fica perdida não sabe realmente o que dá certo e vendo seu sucesso me deu esperança de poder amamentar tb! Tomara!!
    Parabéns pelo seu príncipe lindo!!
    beijos...
    Val mãe do Gui e à espera do Léo...

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse relatoo, contando tudo de bom e de ruim, do respeito que tiveram com você, acho que isso é essencial ;0
    seu bebe é um lindãoooo
    parabenss

    ResponderExcluir
  6. Parabéns seu principe é lindo e boa recuperaçao!bjs

    ResponderExcluir
  7. oi amiga, li seu relato (as duas partes...rs) e parabéns pela coragem e sabedoria para mudar seus planos e aceitar a cesárea... Deus sabe o que faz, ta vendo?! Anthony é lindo demais!!! Adorei o seu relato, franco, como sempre!! Sem perder o seu toque de humor, tão particular!!!
    E realmente cada caso é um caso... Vc viu eu tb fiz cesárea e não senti nada,nada!!!

    Bjsssss

    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É Jacky... Cesária não é nenhum bicho papão. Dá pra sobreviver e de quebra ser feliz... RS...

    Mas como é lindooooo esse bebê!
    Que benção amamentar!

    Deus é mto bom, td acontece na hora certa qdo estamos nas mãos Dele...

    Parabéns pelo lindo bebê! Que seja cada dia mais abençoado...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Amigaa que bom que vc esta bem e o baby mais aina, foi um milagre de Deus tudo, ele que guiou essa gravides inteirinha.
    Vcs são uma prova disso.
    Obigada por relatar o parto =)
    Você esta lindaaa e volte com noticias
    bjooo

    ResponderExcluir
  10. Pois e, enquanto você sofreu com dor eu sofri com o menino que nao mamava!minha recuperação foi otima e nao senti nada... so dor nas costas mas era ma postura pra amamentar. .. o que importa e que ta tudo bem agora e temos nossos principes com a gente!

    ResponderExcluir
  11. Nossa miga que vergonha,to atrasadérrima aqui nesse post...me perdoa,tava numa correria tão grande essa semana que devo ter perdido a atualização =(
    Enfim....eu ADORO o jeito que vc escreve kk me rasho muuito...
    Mas de verdade...estou prestes á fazer minha cesárea e seu post foi bem realista...gostei bastante...das partes boas e das ruins também,vai me ajudar á me preparar...
    Agora vou ler seu post mais recente e me atualizar kk
    Um Beijo minha linda e parabéns...seu príncipe é liiindo....to babando aqui haha!

    ResponderExcluir

Comeeenta!