sexta-feira, 1 de março de 2013

Sobre os (novos) medos..Parte 1


Algumas coisas têm me deixado preocupada ultimamente..Como o parto.

Eu seeempre quis ter parto normal, minha mãe teve três, minha tia tambem, desde sempre ouví falar dos benefícios de se ter parto normal. Os dois últimos partos da minha mãe pude presenciar de perto (como já disse aqui, meus irmãos tem uma diferença de 10 e 11 anos de mim) e foram rápidos, sem nenhuma intercorrência, sem anestesia, apenas episiotomia (o tal do corte lá embaixo) e foi tudo ótimo, a recuperação foi rápida e logo minha mãe já estava muito bem!

Recentemente minha vizinha tambem teve parto normal, mas com anestesia, e poderia existir coisa mais perfeita? A bolsa estourou as 4, as 7 o baby tava no colo dela, lindo, saudável..quando fomos visitar à tarde ela tava de pé andando pelo quarto como se nada tivesse acontecido. E isso tudo me fez querer (MUITO!) ter um parto normal. Pelo fato de que quando o baby nascer, não vou ser daquelas que tem a mãe 40 dias mimando e ajudando com tudo, pelo contrário, minha mãe e sogra trabalham, tias tambem, não tenho ninguem que possa me ajudar. O Bru não vai tirar férias, ou seja, vai poder estar comigo apenas 5 míseros dias, e tudo isso me fez muito não querer cesárea, porque desses 5, 3 eu estaria no hospital.

Muita vontade de sair por aí, caçando um médico que tope fazer meu parto normal (por causa da epilepsia) e de preferência sem me cobrar aquela taxa ridícula de presença no parto, né? (aliás esse assunto daria outro post né meninas? que desafooro!) Tenho lido muitos e muitos relatos de parto normal, parto natural, parto domiciliar, e bem, não sou tão radical assim. Pra mim um bom e velho parto hospitalar, com anestesia, episio, tudo que se tem direito já tava de bom grado! Mas aí vem o medo..quantos e quantos partos normais terminam em cesáreas após 15/20/25 horas de dor sem efeito? A mãe cansa, o bebê estressa, a ansiedade bate, o pai fica nervoso pra no fim acabar como 80% dos partos na rede particular do Brasil, em cesárea.

Tenho medo de não dilatar, do bebe virar, do bebê demorar pra querer nascer sozinho, de ficar muito ansiosa e ter crise e no fim ir parar na faca. E pior, com aquela sensação de ´´eu não consigo`` que junto com o tal baby blues me derrubar quando eu deveria estar mais forte, no começo da vida do meu nenezinho!

Tenho MUITA vontade de ter parto normal, por todas as razões que já citei acima, mas o medo de não conseguir e me culpar (alem de ser culpada por outras pessoas que se acham SUPER MÂES por terrem parido pela vagina, ao invés de terem cortado suas barrigas) tem me feito repensar a cesárea. Pra já ter isso definido, pra não me decepcionar na hora que tiver mesmo que ir pro centro cirúrgico, pra já estar preparada, sem grandes expectativas da bolsa estourar de madrugada e ficar toda aquela sensação de ´´ é agora`´ no ar.. Porque vamos combinar, não tem nada muito emocionante em ir pra maternidade com hora marcada, sem nenhuma sensação no corpo avisando que o baby tá pronto e em menos de 15 minutos ter ele no colo. E talvez essa sensação de previsível, definido, programado, esteja até me acalmando no momento. Porque eu odeio a sensação do ´´e se``. ´´E se eu não dilatar, e se eu não aguentar a dor, e se o bebê virar, e se o cordão enrolar, e se a bolsa não estourar, e se o bebê não quiser nascer até 42 semanas, e se..e se..e se..`` se qualquer uma dessas coisas acontecer o resultado será o mesmo, a Cesárea. Aliás, a cesárea + a decepção de ter falhado, do seu corpo não ser bom pra isso como o da sua mãe, da sua tia, da sua vizinha..

Eu sei que esse tipo de post é chato mas é que o Bru não aguenta mais me ouvir falar sobre esse assunto..Mas de todo jeito tambem precisava colocar as ideias em ordem e nada melhor do que escrever né?

É isso gentes..
Beijos, mamãe e bebê!
P.S.: Fizemos 12 semanas ontem!! E os medos quanto ao bebê diminuiram muito, assim como a taxa de aborto =)

21 comentários:

  1. Jacky, é normal essas suas preocupações, com certeza qualquer mamãe que esteja gravida se pega muitas vezes com essas dúvidas mas de qualquer forma antes de desistirmos de algo temos que ao menos TENTAR!!! Porque se a gente não tentar nunca vamos saber se iria ou não dar certo. Se vc sonha com um parto normal tente sim nem que no final vá para a cesaria pelo menos vc TENTOU!!! Fez a sua parte direitinho esperou pelo menos um sinal de que o bebê estava mesmo na hora de nascer enfim não foi uma cesária marcada, eletiva como chamam por ai, entendeu?!
    E o mais importante de tudo é a sua saúde e a do bebê não importa mesmo as vias de parto e sim o bem estar de vocês!!!
    Boa sorte e que vc realize seu sonho!!!
    Beijos,
    Valquiria

    ResponderExcluir
  2. Nossa Jacky, apesar de eu não estar gravida, tbm tenho as mesmas preocupações que vc, tb queria o normal pelos benefícios mas tb tenho todos os medos que você tem!!! Mas acho que o seu médico através das ultras vai conseguir saber se via da pro bebe vir de parto normal né?
    Beijos boa sorte, ahh e pra mim, mãe é mãe, parindo ou cortando a barriga, é a mesma coisa, não gosto do radicalismo, tem gente que se acha mais mãe por ter parido, e não é assim que funciona! Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Jack, sempre leio teus posts mas axo q nunk comentei... Mas hj senti que precisava comentar. =D

    Esses medos são normais, ainda não sou mãe (sou da turma da Nana, a louca do bb sem ter bb, kkkk) mas muitos das problemas que você falou não são impeditivos para o parto Normal...
    Eu sou feito vc, gosto das coisas previsíveis e com isso deixei de viver tanta coisa na minha vida que parei e vi q preciso arriscar, preciso me atirar no desconhecido, pois assim é a vida, nao terá como prever tudo.
    E uma das coisas q nao dá pra prever é o nascimento de um filho...
    Eu sei que se conselho fosse bom nao se dava, se vendia, haha, mas vou dar mesmo assim e espero ajudar em algo:

    - Enfrente seus medos, liste e pesquise cada um, veja quais são motivos, cientificamente comprovados, que impedem o parto normal.
    http://www.estudamelania.blogspot.com.br/#!http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html
    Nesse link e nesse site aborda os reais impeditivos e as falsas indicações...

    - Procure uma equipe que tenha a mesma "vibe" que vc, q apoie vc como protagonista do seu parto, e nao como passiva, pois o parto é SEU, os médicos teriam q está presentes para o caso de alguma intercorrência..

    - E se conecte com seu bb, e tome a decisão que for melhor para vcs dois...

    É isso, espero ter contribuido com algo e ótima escolha pra vcs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. No link que te passei informa claramente que Epilepsia NÃO é indicação de cesárea...

    Beijos.

    Obs.: Desculpa pelo post enooorme. =D

    ResponderExcluir
  5. Esse medo é tão normal, que até eu, tentante não grávida, já penso nisso tdos os dias!

    Marquei consulta com a psicóloga semana que vem.

    Sim, vou pra terapia por causa desse assunto e ainda não estou grávida.

    sou louca? tô pior que você! se isso aliviar! hehehe

    obs: pq não faz o mesmo? ajuda de um profissional é sempre bom!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Jacky!!! Normal pensar em tudo isso flor! Eu sou, assumidamente, do time da cesárea e não tô nem aí para os coments das pessoas que acham que sou menos mãe por isso, pra mim, ser mãe é muito mais do que a forma do parto!
    Eu acho que o mais importante é conversar com o seu médico sobre tudo isso e com a ajuda dele decidir..
    Sobre a taxa eu não acho absurda não.. vc faz idéia de quanto o convênio paga pra um parto? Entre R$300 e R$450 reais na ultima tabela que vi aqui na Unimed... Se alguma coisa errada acontece na hora, o médico é culpado, processado, amaldiçoado então nada mais justo do que ele receber seus honorários de acordo com a seriedade do trabalho. O meu médico não me cobrará a taxa pois ja era paciente dele quando o CRM aprovou essa cobrança (por isso dificilmente vc vai encontar alguem que não cobre - e eu desconfiaria desse ser), mas eu pagaria (mesmo tendo que economizar muitoo) sem pestanejar..

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  7. Jacky, não fica grilada com essas coisas, parto é escolha da mulher e ninguém tem o direito de dar pitaco! A não ser é claro se você esetiver disposta a ouvir. Entendo perfeitamente seu ponto de vista e nada nesse mundo vai fazer de você menos mãe do que qquer outra.

    Já o meu medo é justamento o contrário, rs. Tenho pavor de anestesia, bisturi, injeção... sempre falo pra mim mesma que tenho que me preparar poque uma cesárea pode ser necessária, mas eu vou tentar parto normal até o o último segundo que eu puder! (e olha que nem tô grávida ainda, mas penso nisso quase todo dia! kkkk)

    bjs, lindona!

    ResponderExcluir
  8. Jacky,

    Nada mais normal do que ter todas essas preocupações. Aliás, taí uma coisa que não falta na gravidez, né?

    Mas fique tranquila, você saberá o que fazer e será uma ótima mãe independente do parto que tiver, tenho certeza!

    Ah, e parabéns pelas 12 semanas! Ufa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Jack eu estava ansiosa para fazer ai fiz com 11 e 13 semanas graças a Deus estava tudo certinho, vc vai fazer quando o US? sua barriga esta linda, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jack,esses medos são normais. Amanhã completo 31 semanas,e essa semana começou a surgir esses medos. Desde quando eu era mais nova,sempre disse que queria ter filho cesarea,pois tenho medo de não aguentar a dor. Mais quando falo isso meu marido fica bravo,fala que tenho que fazer normal pois me recupero mais rápido,e volto pra casa rápido.Porém meu bebê está sentandinho e ai começou os medos,aonde vou ter meu filho,com que medico..E surge um monte de duvidas,mais faça que nem eu entrega nas maoes de Deus pois ele sabe o que é melhor para nós. Um grande beijo

      Excluir
  10. Jacky, acho que esses medos são normais, de toda grávida (nem tô grávida ainda hehe mas eu sei disso). Meu maior sonho sempre foi, desde criança mesmo, ter um parto natural domiciliar, é tudo que eu quero, quero eu e meu bebê sem hospital, sem aquele bando de gente e tudo mais que tu sabe como é. Sei que ficaria muito frustrada se isso não acontecer, é meu maior medo, mas eu vou tentar, de qualquer jeito.

    Assim, isso que tu falou aí no post não é indicação de cesárea. Tem tudo certo pra tu ter um parto normal lindo, mas o que tu precisa é de informação. Esses 80% de taxa de cesáreas todos sabem que é sem necessidade, 90% das mulheres podem ter um parto normal tranquilo, o problema é quase sempre os outros: médicos apressados que quando a gestante chega já querem enfiar na ocitocina (que prejudica muito a evolução do trabalho de parto, só dá dor a mulher), os enfermeiros apressando o tempo todo, todo aquele clima de "vamo logo". Se for na rede privada, ainda tem o pessoal que vai começar a te enxer a cabeça pra ir logo pra cesárea, tu grávida, no momento mais lindo da tua vida, mas toda nervosa pode acabar caindo nessa "armadilha" sem necessidade.
    Então o que te digo, é buscar muita informação, ler , ler, ler cada dia um pouco (ou muito). Conhecer as pessoas que vão estar no parto contigo, saber como vai ser. O ideal seria tu fazer um "plano de parto", conversar com o médico e acertar tudo, conhecer o hospital antes e, principalmente, uma doula. Acho que uma doula seria ótimo pra ti, ela ajuda muito na hora do parto, te dá apoio e segurança, aliás, conhecendo tudo direitinho e tendo informações, tu vai se sentir super segura e tem tudo pra ter teu sonhado parto normal.
    É isso que te digo, não desiste, pra conseguirmos algo temos que primeiro tentar.
    To aqui torcendo pra ti, o que precisar pode me mandar um email, ou add no face que eu adoro conversar sobre partos hehehe e leio muito, todo dia, sem muitas coisas e posso te ajudar se precisar.

    Desculpa o texto hehe só pensei em ajudar.

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei muitas coisas* hehe saiu errado ali

      Excluir
    2. onde ta a opção "curtir" ??? =D

      Amei Nicole, pensamos a mesma coisa... Sou a louca q adooora falar sobre parto, hehe.
      Posso te add?

      Excluir
  11. amiga linda como vc tem medo pelo fato da epilepsia melhor conversar com o médico
    sobre os outros medos,é normal mais acredite ainda é cedo para se preocupar,
    depois da resposta do médico pense
    pois pode não ser viável e ai você também terá que pensar num todo.
    e olhe você é mãe linda não interessa por onde seu baby nasceu então desencana disso

    lindo fim de semana
    espero ter te ajudado bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. jack esses medos são super normais mais se a gnt for pensar assim nunca teremos parto normal nee rs, eu optei pelo parto normal eu prefiro nao pensar mto no assunto pra nao ficar com medo, deixe acontecer se voce quer mesmo o normal deixe que tudo corra normalmente e se tiver que ser sera, parabens pelos 3 meses

    ResponderExcluir
  13. Meu amor... Primeiro: Parabéns pelas 12 semanas!!! \o/

    uhuuu!!!
    Cada semana é uma vitória né?

    E segundo: Acredita que tenho os mesmos medos... Eu queria MUITO um parto normal, mas já vi casos (muitos) de mamães que ficaram horas... (minha vizinha ficou 3 dias internada e no fim teve de entrar na faca) e acabaram na cesarea... ai essa vida... quanta complicação...
    Bate um medinho basico... e com essa nova taxa, acredito que vou optar pela cesarea mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Sou tentante há pouquinho, mas me informo faz vários meses. Sempre quis parto normal pelas razões racionais de recuperação rápida e não precisar de cirurgia (tenho pavor de corte e parto não é doença!). Depois de ler mil e uma coisas internet a fora ainda aprendi como é importante o bebe vir no tempo dele. Hoje tb tenho muita vontade de parir, trazer eu (e nao o médico) meu filho ao mundo.
    Se acabar numa cesariana necessária (moro fora e aqui - ainda bem - é mais difícil de acontecer indicação por preguiça de médico), daí acho que é hora de agradecer por termos esse recurso. Frustração pra mim seria não me dar a chance de um parto normal.
    Meu conselho é de te informares loucamente e procurar um equipe/hospital que esteja afinada contigo.
    O plano de parto foi outra coisa que aprendi nas minha leituras, acho genial.
    Bjks,
    Elisa

    ResponderExcluir
  15. Jacky, tbm ando pirando sobre essa questão, mas sei que para ter PN teria q ter um GO 100% a favor e com recomendações. Entre os dois, to quase convencida com a cesária, porém faço questão de entrar em trabalho de parto p saber que é o momento dele de nascer (independente de ser PN ou PC)!!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  16. Hey linda,

    Independentemente do que você decidir, eu te apoio!

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Me sentindo aqui como se EU tivesse escrito tudo isso! Flor, estou passando o mesmo que vc! Sinto e penso exatamente tuuudo isso aí! Marido aqui tbm tá cansado dos meus discursos hehe. E olha, tá dureza mesmo encontrar médico que faz PN aqui! O meu atual (passei por 3 GO) diz que faz mas ao mesmo tempo nos pressiona a marcar data da cesarea, é mole? rs. Mas vamos seguindo com fé, tudo irá dar certo! E uma boa hora pra todas nós!!!

    bjks e boa semana!
    ♥ http://amaisdoceespera.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  18. Jacky, cadê vc? Tô com saudade. Lembrei de vc quando li isso, vê se consegue acessar. http://m.facebook.com/story.php?story_fbid=504351302947053&id=100001165648559&from_feed=1&__user=100004549930943
    Caso não consiga, é a Ana Cristina Duarte, doula experiente, e Dra. Melania Amorim, obstetra que baseia a sua prática totalmente em evidências científicas afirmando que a epilepsia não é indicação de cesárea, pelo contrário, é indicação de parto normal.
    Sem contar que o Anthony ainda vai virar pra todo lado até lá, isso se já não virou. Rsrs
    A escolha é sua querida. Não deixe que ninguém faça a escolha por vc.
    Apareça!! Beijão!

    ResponderExcluir

Comeeenta!